3 DICAS DE JESUS PARA VENCER EM TEMPOS DE CRISE

É fato que estamos vivendo uma crise mundial. Certo dia, eu estava tirando um tempo de oração pelo povo e fui levado pelo Espírito a refletir sobre o texto de João 16:33, veja o que este texto diz:

“tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

É um texto bastante conhecido de todos nós. Entretanto, nem sempre paramos para prestar a atenção devida nas revelações que podem estar contidas nele.

Jesus nos avisa sobre tempos de crise e, ao mesmo tempo, nos dá dicas preciosas para vencermos estes momentos.

Entendo que um período de sofrimento não quer dizer uma vida de sofrimento. A Palavra nos promete vitórias ainda no tempo presente. A promessa é de que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

E como podemos viver esta verdade? Percebo três dicas valorosas que podem nos levar a vencer em tempos de crise:

“tenho-vos dito isto, para que em mim…”

1 – Estar em unidade com o Senhor:

A primeira coisa que precisamos fazer para estarmos em unidade com o Senhor é abandonar toda prática de pecado e entrar em espírito de arrependimento por tudo aquilo que nos afasta de Deus.

Em Tiago 4:4, a palavra deixa claro que a amizade com mundo nos torna inimigos de Deus. Em Isaías 59:2 diz que o pecado nos afasta de Deus. Mas o que isso tem haver com crente? Tudo! Muitos professam Jesus como salvador, seguem ao evangelho, mas têm mágoas e ressentimentos, por exemplo. Outros, não conseguem abandonar pequenos vícios, ainda que sejam de comportamento, como pequenas mentiras.

Estamos recebendo os sinais da vinda de Jesus. Tempos ainda mais difíceis nos sobrevirão e precisamos decidir abandonar o pecado.

A segunda coisa que o Senhor espera de nós é que estejamos envolvidos com a Sua obra.

Em João 15, dos versículos de um a oito, podemos entender que todo aquele que “está em Cristo”, dá frutos.

É aqui que precisamos entrar em crise! Estamos dando fruto? Qual o fruto de um crente? Outro crente! Temos evangelizado? Quantas vidas nós ganhamos para Jesus nos últimos meses?

O assunto é tão sério que o texto de João 15 nos avisa que aquele que não der frutos será cortado da árvore! Também diz que alguns deverão ser podados para que dêem frutos.

Se dizemos que estamos em Cristo, precisamos dar frutos e frutos que permaneçam, caso contrário, não estamos em cristo e seremos cortados!

A terceira coisa que precisamos fazer para estar em unidade com Cristo é fazer a coisa certa mesmo que coisas ruins estejam acontecendo conosco.

Sabe o que isto quer dizer? Quer dizer que não importa se alguém lhe tratou mal, não importa se te entristeceram, não importa se traíram você, ame mesmo assim! Continue tratando a todos como Deus nos direciona a fazer.

Decida continuar a ser fiel às pessoas. Decida continuar sendo fiel a Deus, não só no que diz respeito aos estatutos e mandamentos sobre comportamentos, mas principalmente em suas finanças. Pois é no tempo de crise que somos testados por Deus para saber se O obedeceríamos em tudo (deuteronômio 8:2).

Lembre-se: “e sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28

Tudo o que passamos em momentos de crise pode ser um teste do Senhor e se transformar em um grande testemunho para glorificar o nome do senhor, como foi na vida de José. Em gênesis 50:20, José afirma que ainda que os homens tivessem planejado o mal contra ele, Deus transformou em bem.

Deus usa a crise para nos abençoar. Apenas precisamos estar Nele para entendermos que Ele tem um propósito em todas as coisas.

“tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz…”

2 – Manter a paz em nossos corações:

Como manter a paz em tempos difíceis?

Em primeiro lugar, precisamos buscar um tempo de qualidade com Deus. É impossível receber a paz se não tivermos um tempo diário com Ele para lançarmos sobre Ele todas as nossas ansiedades.

Em segundo lugar, precisamos buscar intimidade com o Espírito Santo. Apesar de parecer igual a ter tempo de qualidade, existe uma grande diferença.

No nosso tempo com Deus precisamos adorá-lo, ler a Palavra, fazer as nossas petições, interceder por todos aqueles que o Senhor ministrar em nossos corações e etc. Mas quando alcançamos a intimidade com o Espírito Santo, podemos ouvi-lo! Podemos receber a Sua direção!

Por isso é tão necessário que estejamos em unidade com Deus para então, buscar a paz. Precisamos de intimidade para ouvir a Sua direção. Só assim conseguiremos vencer em tempos de crise!

Em terceiro lugar, precisaremos nos afastar das pessoas de espírito atribulado.

Jamais conseguiremos estar em paz se estivermos com mais unidade com pessoas de espírito atribulado do que com Deus.

Essas pessoas precisam de um encontro com Deus e não de encontros repetitivos com homens. Podemos fazer a diferença na vida delas fazendo diferente. Ensinando-as a depender mais de Deus; a ter encontros sobrenaturais com Deus.

“no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

3 – Ter bom ânimo:

Em tempos de crise, é muito natural que muitos andem de cabeça baixa e desanimados com as circunstâncias externas.

Por isso, em primeiro lugar, é necessário que se levante a cabeça. Não em sinal de soberba. Antes, em sinal de confiança em quem nós temos crido!

No salmo 24:9, o salmista nos ensina a levantarmos nossas cabeças para que entre o Rei da glória. No salmo 3:3, o salmista afirma que o Senhor é o nosso escudo e nos faz andar de cabeça erguida. Por isso, é preciso parar de fazer papel de vítima e tomar posse das vitórias que o Senhor tem para cada um de nós! Afinal, segundo romanos 8:37, somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou!

Em segundo lugar, é preciso parar de murmurar. Sei que em tempos de crise, nossos olhos costumam ver apenas as coisas que não andam bem. Por isso, a tentação de murmurar é enorme.

Contudo, o salmista em salmo 40, dos versículos um ao três, nos convida a colocarmos um novo cântico na boca, pois, segundo 2 coríntios 5:7, não vivemos pelo que vemos, mas pelo que cremos, não é verdade?

Por isso, pratique 1 tessalonicenses 5:21, examine tudo, mas retenha apenas o que é bom! Foque no que está dando certo!

E, em terceiro lugar, aprenda a encorajar a si mesmo trazendo a memória o que te dá esperança (dica de Jeremias em lamentações 3:21).

É muito bom estar na visão do MDA, onde podemos contar com nossos discipuladores, líderes, supervisores e pastores para nos encorajar a tempo e a fora de tempo; todavia, existirão momentos em que nenhum deles poderá nos ajudar, seja por motivos pessoais, seja por desejo do Senhor. E aí? O que fazer? Desistir de tudo por que está tudo muito difícil? Abrir mão daquilo que Deus confiou a cada um?

Claro que não! Decida obedecer a dica de Jesus, tenha bom ânimo! Faça como Davi em 1 Samuel 30:6 quando todo o seu arraial havia sido saqueado, as mulheres e crianças também haviam sido levados cativos e todo o povo queria apedrejá-lo, culpando-o de estarem naquela situação, busque em Deus o ânimo! Busque em suas memórias aquilo que você já conseguiu realizar com sucesso! As experiências que você já teve com o Senhor! Lembre-se de cada pessoa que você ajudou a conhecer a Cristo e que teve a sua vida transformada! Anime-se!

Veja o que Paulo diz em 2 coríntios 4:16 – 18:

“por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

Apenas creia! Decida, hoje, renovar o seu ânimo na presença do Senhor e foque o seu olhar no futuro que Ele já preparou para você! O melhor de Deus ainda está por vir!