5 Características de líderes que não crescem

Através dos treinamentos de liderança para líderes de ministério e das sessões de coaching para líderes em geral, noto que existem cinco características comuns que fazem com que alguns líderes, apesar da experiência, não cresçam. Características que têm atrapalhado líderes que poderiam estar vivendo o melhor de Deus no ministério, no trabalho, nas finanças e, até mesmo, em família. Veja:

1ª – Se colocar no papel de vítima

Pessoas que têm o hábito de se colocar no papel de vítima, são pessoas que ainda não compreenderam a importância da autoresponsabilidade e, quando os resultados não chegam, nunca se consideram “responsáveis”, antes, responsabilizam ou outros.

Como, para eles, os problemas estão sempre nos outros, na família, nos liderados, no patrão, e assim por diante, todas as pessoas que estão envolvidas em seus projetos estão erradas e ele, certo, é claro.

O problema aqui é que se a pessoa não entender que a responsabilidade é dela, ela jamais vai mudar suas atitudes para viver o novo e, de fato, viver o crescimento.

É muito cômodo e confortável, além de mais fácil, culpar outras pessoas pelos resultados. No entanto, se a pessoa não mudar o que tem feito, não viverá a mudança que precisa para alcançar os seus sonhos.

2ª – Não conseguir iniciar projetos

Líderes que não conseguem crescer, geralmente, apresentam esta característica. Eles estão sempre dependendo de outras pessoas para tudo.

São pessoas sem iniciativa e que estão sempre esperando alguém tomar uma decisão ou se posicionar para que algo seja feito.

Se não tiver um cônjuge, um liderado ou um patrão, por exemplo, que esteja falando o que fazer e o “empurrando” para fazer, nada farão.

Por isso, é muito comum, seja no trabalho ou no ministério, ver pessoas “com menos tempo de casa” do que elas alcançarem a promoção antes que elas.

E, diferente do que estas pessoas possam pensar, não é por preferência que os outros alcançaram a promoção primeiro; antes, porque são pessoas ativas e que “fazem acontecer”.

Quer crescer? Faça acontecer!

3ª – Não conseguir perseverar

Outra característica de líderes que não experimentam o crescimento é a de não conseguir perseverar diante das adversidades.

Algumas pessoas até conseguem começar projetos e desafios, porém, quando surge a primeira luta, a primeira pressão, ele já desiste e quer entregar tudo. São pessoas capazes, até, de abandonar suas famílias por conta dos problemas que estão vivendo.

Problemas, lutas e adversidades, todos teremos. O que nos faz alcançar o crescimento e vivermos a vida abundante é, justamente, a capacidade de continuar a caminhada sem desistir.

Quando a pessoa não tem a característica de perseverar, ele precisa desenvolvê-la. Caso contrário, sua vida girará em círculo para sempre e ela nunca mudará de fase.

O líder precisa ser capaz não só de começar o projeto, como, principalmente, de levá-lo até o fim com muita perseverança.

4ª – Não ser transparente

Uma das características mais importantes para que o líder cresça é a transparência.

Ter uma cobertura a quem se possa prestar contas com transparência e estar aberto para as melhorias que acontecerão quando vierem as dicas, direções e, até mesmo, as correções, é se ter a certeza do crescimento.

Quando o líder é transparente, ele dá a oportunidade de outras pessoas o ajudarem e falarem em sua vida detalhes que precisam ser acertados para que ele viva, de fato, o crescimento.

Talvez, alguns líderes evitem a transparência por medo do que as outras pessoas vão pensar dela. No entanto, o caso aqui não é o que outros vão pensar, mas para quem o líder decide se abrir. Quando ele se abre para o seu líder, o seu discipulador ou o seu Pastor, por exemplo, ele não será julgado, antes, será ajudado. Sim, pode acontecer dele ter que ouvir coisas que ele não vai gostar. Contudo, isso faz parte do crescimento. Ouvir certas “verdades” das pessoas que nos amam faz parte do crescimento.

5ª – Não ter habilidade para formar outros líderes

Líder bem sucedido é aquele que gera sucessores, ou seja, que forma novos líderes. Quando o líder não tem esta habilidade, ele, realmente, não consegue crescer.

Algumas pessoas já nascem com essa habilidade outras, não. Contudo, trata-se de uma habilidade que pode, sim, ser desenvolvida. Então, se você é líder e quer desenvolver a liderança na sua equipe, busque se capacitar através de cursos, aplique o que for aprendendo com a sua equipe, desenvolva reuniões estratégicas e lembre-se de que tudo o que você aprender, você precisa ensinar! Este é o caminho mais curto para o alvo de desenvolver pessoas.

Se você se interessou pelo assunto e deseja se aprofundar ainda mais, faça parte da comunidade de líderes que tem sido edificada através da plataforma “Líder Online”. Você pode CLICAR AQUI e ir para o nosso site ou, se preferir, entrar em contato com a minha equipe através do WhatsApp 21-97016-2326.