7 HÁBITOS QUE PODEM TE DESMOTIVAR

 

Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa é a motivação. O que faz uma pessoa conquistar vitórias e avançar com disposição é a motivação. Porém, para que se ande motivado e se conquiste tudo o que se planeja, é preciso se proteger da desmotivação.

O que pode levar alguém a ficar desmotivado?

Geralmente, são os hábitos ruins que levam pessoas a ficarem desmotivadas. Aqui estão sete hábitos que podem desmotivar qualquer um. Veja:

1 – Falta de tempo de qualidade com Deus:

Ter um tempo diário de qualidade com Deus é um hábito que te manterá empoderado. Então, se a pessoa não desenvolver o hábito de tirar, todos os dias, este tempo de qualidade com Deus, constantemente, ela vai oscilar entre estar motivado e desmotivado.

Hábito é tudo aquilo que faz parte da sua vida. Alguns têm o hábito de não ter este tempo de qualidade com Deus. Ela é oscilante no seu tempo com Deus e isso gera a desmotivação.

2 – Não ser claro e específico em metas e alvos a conquistar:

Existem pessoas que sonham e idealizam demais. Entretanto, não são claras na definição de suas metas.

Sem uma clareza de objetivos, não há como ter um caminho bem definido que precisa percorrer para alcançar o objetivo desejado.

Alguns têm o hábito de sonhar, mas sem ser específicos e claros na metas para alcançar aquilo que sonharam. Isso leva a desmotivação.

É preciso ser o mais específico possível. Ter os alvos e metas bem detalhados para que se consiga alcançar o que se deseja conquistar. Exemplo: Qual o passo que você precisa dar hoje? E o passo de amanhã, qual será? Para a semana, quais passos serão necessários? E para o mês?

Seja o mais específico possível. Detalhista mesmo. Isso o levará a ter foco e a se manter motivado de conquista em conquista.

3 – Falta de confiança em si mesmo:

Se o indivíduo não acreditar em si mesmo, ninguém mais vai acreditar. É preciso acreditar que se é capaz e que Deus abençoou e capacitou a cada um de nós para conquistar e realizar grandes coisas.

A única coisa que pode manter alguém motivado quando se depara com um grande desafio ou um grande projeto é ter o hábito de acreditar que em si mesmo e de acreditar que Deus já o abençoou para avançar e conquistar grandes coisas.

Quando o desafio é grande e a insegurança tenta abater o indivíduo, o que pode ajudar a mantê-lo motivado é ele se lembrar de conquistas que já se teve, bem como, de vitórias alcançadas em desafios anteriores. Esta dica irá ajudar a pessoa a acreditar mais em si mesma.

4 – Se comparar com outras pessoas e se sentir inferior:

Ninguém deve se comparar com ninguém. Se for necessária alguma comparação, indica-se que se compare a mesmo. Compare como foi o desempenho ontem e como o desempenho está hoje. Sugere-se refletir sobre o que se conseguiu fazer ontem e o que se está conseguindo fazer hoje.

Se o hábito de se comparar com outras pessoas for alterado para o hábito de se comparar a si próprio, a tendência é a motivação estar sempre presente. Pois, a intenção é perceber que hoje se faz o que se fez ontem e ainda mais.

A única indicação para alguém se comparar a outra pessoa é quando esta comparação for gerar motivação no indivíduo. Ou seja, quando se usa a outra pessoa como um referencial para gerar estímulo e motivação.

5 – Quando não se vence a síndrome da perfeição:

Muitas pessoas estão enraizadas nesta “síndrome”.  Elas desenvolveram o hábito que tudo o que forem fazer precisa ser perfeito. A consequência disto é que essas pessoas acabam por não realizar nada. E quando conseguem, por fim, realizar algo, não se sentem felizes por estarem “amarradas” ao que não deu certo, ao invés de olhar para tudo aquilo que deu certo. Então, quem não consegue vencer essa “síndrome da perfeição”, constantemente, está desmotivado.

É fato que todos precisam buscar a excelência; contudo, melhor do que a excelência é, simplesmente, fazer o projeto acontecer.

A grande dica aqui é – Faça o projeto acontecer e, depois, aperfeiçoa. É preciso, primeiro, realizar o projeto, sair da inércia, concluir o que se propôs a fazer. Depois, em outro momento, vai se buscando o aperfeiçoamento daquilo que já está pronto em busca da excelência.

É preciso eliminar o hábito de querer tudo com perfeição demais, pois isto pode atrapalhar na realização de muitos projetos. Lembre-se, se busca a excelência, mas antes da excelência, busca-se a realização.

6 – Querer resolver tudo de uma vez só:

Nos dias de hoje, onde o ritmo de tudo anda acelerado e as informações mudam a todo instante, a informática se atualiza com uma rapidez nunca vista, a internet enche a sociedade com tanto conteúdo, onde há tanto para se aprender, tanto para se ver, se a pessoa não focar em uma única coisa de cada vez, a pessoa ficará desmotivada.

Tentar resolver todos os problemas de uma só vez trás desmotivação. A pessoa vai olhar uma montanha de problemas e não vai conseguir motivação nem para começar a resolver o mais simples que seja. Quando se olha para o “todo”, a energia se esvai. Porém, quando se olha para o “todo” em pequenas partes, a motivação se mantém.

A dica neste caso é colocar pequenos objetivos para cada hora, para cada dia. O planejamento das tarefas diárias é um hábito super saudável que deve ser inserido no dia a dia de todas as pessoas. Traz equilíbrio, possibilita a finalização de pequenos projetos e, consequentemente, traz motivação para avançar e conquistar ainda mais; pois, finalizando pequenos projetos por vez, ao final de um tempo, um grande projeto foi finalizado com excelência.

7 – A comunicação negativa:

Este é o pior dos hábitos que podem desmotivar alguém. Acontece quando a própria pessoa fica falando coisas negativas a respeito do seu trabalho, do seu ministério, da sua família, de si mesmo, das suas finanças ou de qualquer outra área da sua vida.

Tudo o que se fala é processado pelo cérebro que faz com que a pessoa, realmente, acredite que aquilo é uma realidade.

Para ser uma pessoa que se matem animada independente das circunstâncias externas é preciso eliminar, de vez, o hábito da comunicação negativa. É preciso parar de reclamar e de murmurar. É preciso ver as coisas boas e ser agradecido por estas coisas boas. A gratidão pelas coisas boas atrairá a graça e o favor de Deus sobre a vida da pessoa. A gratidão trará a energia e a motivação necessária para que se avance e se conquistes grandes projetos.

Eliminar os maus hábitos que podem estar travando a motivação necessária para o crescimento e adquirir bons hábitos é a receita para se alcançar resultados poderosos na vida, no ministério ou no trabalho.