“A E I O U” DO SUPERVISOR DE SUCESSO

Se você já é um supervisor ou se você sonha em estar buscando e trabalhando para se tornar um supervisor, você precisa ter o “A E I O U” do Supervisor de Sucesso no seu coração.

Primeiro você precisa saber o quanto o supervisor é importante na estrutura da liderança, na estrutura de uma igreja em células. Em Êxodo capítulo 18, o sogro de Moisés, Jetro, ele dá uma orientação para que Moisés pudesse exercer bem a sua liderança. Ele disse que Moisés precisaria colocar chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez. Ele estava ensinando a Moisés a trabalhar uma organização com nível de supervisão sobre as milhares de pessoas que Moisés conduzia. Só assim Moisés conseguiria conduzir o povo com sucesso. Então, você precisa ter uma boa equipe de supervisores do seu lado.

Se você já é um supervisor, você precisa ser um supervisor de sucesso. É extremamente importante que a sua supervisão seja uma supervisão bem sucedida. Como? Praticando o acrônimo “A E I O U”. Esta dica poderosa irá lhe ajudar a exercer a sua liderança. Veja o que significa cada letra do acrônimo:

A     Avaliação do cenário

  • Avaliar qual é a realidade das suas células;
  • Avaliar os relatórios de frequência para identificar como estão as freqüências, como estão as faltas e as presenças;
  • Avaliar o nível de discipulado no seu setor ou na sua área;

O Supervisor de sucesso precisa ter uma boa avaliação do cenário das células que ele supervisiona.

E      Empoderamento da equipe

Todo supervisor precisa saber empoderar a sua equipe. Ele precisa motivar a equipe de líderes que está ao seu lado. Ele precisa acreditar nesses líderes e gerar através das suas reuniões, através da sua fala, através de ensinamentos, uma motivação.

Você precisa gerar na equipe a vontade de avançar e de crescer, de cuidar bem das pessoas, de formar e multiplicar novos líderes. E isso você vai precisar fazer através da motivação, do empoderamento e do patrocínio positivo da equipe. Por isso, é muito importante que, quando você perceber um pequeno resultado, por mínimo que seja, patrocine positivamente a sua equipe.

I      Instalação de objetivo

Todo o supervisor precisa saber o que ele quer para o seu setor ou sua área:

  • Aonde ele quer chegar;
  • Quais são os alvos de crescimento que se deseja para o setor ou área para os próximos três meses;
  • Quais os alvos de treinamento para a formação dos novos líderes para agora;

O supervisor precisa saber aonde ele quer chegar para que ele possa conduzir a sua equipe em uma caminhada em unidade. Por isso, ele precisa fazer essa instalação de objetivo junto com a sua equipe. Porque a sua equipe precisa saber para onde ela está indo com você.

Todo supervisor precisa saber o seu objetivo. Quando o supervisor sabe fazer a instalação de objetivo, ele já está, com toda a certeza, trilhando uma trajetória de sucesso.

O      Otimização da equipe

O supervisor de sucesso precisa otimizar a sua equipe de forma que ele consegue colocar cada pessoa no lugar certo.

Por exemplo, na sua equipe pode haver alguém que seja bom em evangelismo. Ele é muito bom em ganhar almas. Porém, ele já não é tão bom de cuidar de vidas. Então, você vai precisar colocar essa pessoa que é boa em ganhar almas, especificamente, fazendo isso. Ao mesmo tempo, indicar alguém que seja muito bom em cuidar de vidas para estar próximo para que se extraia o melhor deste também. Isso é equipe.

Você pode ter pessoas que são excelentes apascentadores, mas não são tão boas em ganhar. Coloque vidas nas mãos dele que ele vai desenvolver e sua equipe vai crescer. Talvez você tenha alguém que não esteja tão envolvido em multiplicar e reproduzir líderes, contudo, se precisar de alguém para ir ao hospital ou de levar alguém para resolver um problema, ele vai a hora que for. Ele é uma pessoa que serve. É alguém em quem se pode contar para essas coisas.

Existem casos que pessoas que tem “talentos” específicos são rejeitadas porque não sabem fazer de tudo um pouco. Isso não pode acontecer. O bom supervisor é aquele que consegue otimizar a equipe extraindo o que cada um tem de melhor, colocando a pessoa certa, no lugar certo. Assim, você vai conseguir ter um crescimento na sua liderança, nas células, no setor e na área.

O supervisor precisa ter uma equipe otimizada sabendo quem funciona em cada lugar, corretamente, extraindo o melhor que cada um tem para dar.

U      Unidade com o líder e com o supervisor

Você precisa ter o coração das pessoas como supervisor. As pessoas precisam dar “acesso” a você. Não adianta você ter uma equipe cheia de gente, empoderada, motivada, cheia de gente alocada no seu devido lugar de acordo com o que podem dar de melhor se a equipe não está unida com o coração do supervisor.

Isso acontece quando o supervisor não tem a equipe unida ao coração dele. E isso, em algum momento, pode dar problema. É preciso você ter o coração da equipe. É preciso que você seja um líder que tenha conquistado o coração de cada uma das pessoas que estão trabalhando com você, ao seu lado.

Agora, Também é importante observar algo a respeito do supervisor. Veja, o supervisor de célula não pode ser colocado como supervisor porque o Pastor da igreja, ou alguém, deu as células para ele cuidar. O supervisor de célula precisa ter tido experiência em ganhar, consolidar, edificar, treinar e enviar pessoas. Ele precisa ter experiência na multiplicação de líderes. Um supervisor de setor, por exemplo, precisa ter tido a experiência de ter multiplicado três líderes, pelo menos, a partir da sua célula. Então, estes três líderes são pessoas que ele ganhou, ele cuidou, ele discipula, ele treinou e ele formou.

Eu vejo muita gente cometendo o erro de “dar de presente” células para que algumas pessoas se tornem supervisoras. E isso, lá na frente, dá problema. Por quê? Porque esta pessoa que foi “colocada” como supervisora não tem o coração da equipe, pois não foi ela quem ganhou essas pessoas. Logo, se não foi ela quem ganhou, quem cuidou e quem treinou, ela vai ter todo o tipo de sentimento misturado no meio da equipe e, em algum momento isso vai aparecer como um problema entre ele e a equipe.