A importância da formação de uma equipe

O líder que quer ser bem sucedido, precisa formar uma equipe. Em uma recente pesquisa entre Pastores e líderes de todo Brasil mostrou que o grande desafio é formar uma equipe.

Alguns líderes não formam equipes por não acharem necessário, são individualistas. Outras, no entanto, não formam equipes porque não sabem como fazer.

O líder que quer ter sucesso nos projetos que lança, precisa estar obcecado por formar uma equipe. Ninguém cresce e alcança o sucesso sozinho. Todo líder precisa de uma equipe para alcançar os sonhos que Deus já plantou em seus corações, seja no propósito que se tenha para o crescimento da célula ou para a Igreja local.

Verdadeiros líderes não estão à procura de seguidores; estão obcecados por formar uma equipe de novos líderes. Eles sabem que à medida que eles têm novos líderes, os seus resultados se potencializam e eles podem juntos, ir além.

A equipe é responsável por ajudar no crescimento de todo o grupo. A falta de uma equipe, por sua vez, pode levar todo o grupo a regredir. A equipe certa levará o grupo a resultados inimagináveis. A equipe errada, no entanto, também levará o grupo a regredir.

Com base nestas informações, o líder precisa desenvolver a habilidade de encontrar as pessoas certas para que a sua equipe cresça. Ele vai precisar avaliar se as pessoas que estão ao seu lado são ou não as pessoas certas para compor a sua equipe, bem como, também vai precisar ter as habilidades necessárias para treinar as pessoas que encontrou e que já determinou que são as pessoas certas.

Uma célula, uma igreja ou um projeto não pode crescer a menos que os líderes que estejam envolvidos cresçam. Neste contexto, o potencial de crescimento está diretamente relacionado ao potencial de líderes da equipe. E, para que isto aconteça, o líder vai precisar ter as habilidades certas para desenvolver pessoas.

O líder precisa saber quais as habilidades que ele já tem, como por exemplo, a habilidade de agregar pessoas e a habilidade de se comunicar.

Ele também precisa saber quais habilidades que ele não tem, mas que são importantes para o desenvolvimento das pessoas da sua equipe.

Depois de definidas as habilidades que já se tem e as que se precisa ter, o líder vai precisar focar nas habilidades que tem para melhorá-las. Já as habilidades que ele vai precisar e ainda não tem, ele vai precisar buscar recursos externos, como cursos, mentoreamento ou livros, por exemplo.

Este empenho é indispensável para que se forme uma equipe forte. Uma equipe de líderes fortes corresponde a uma Igreja forte. Uma equipe de Líderes fracos corresponde a uma igreja fraca. Por isso é necessário que este grande desafio seja o alvo de todo o líder que quer ser bem sucedido em tudo o que empreende.

Clique aqui e inscreva-se em nosso canal no Youtube.