A importância do “contato 24h” no processo de consolidação do novo convertido

A Culto de Celebração aos domingos, Deus tem acrescentado às Igrejas novos convertidos. Porém, o nosso chamado não é fazer convertidos, antes, fazer discípulos.

E, é justamente neste contexto que a estratégia do contato 24h precisa ser colocado em prática. O contato 24h é muito importante no processo de consolidação daquele que acabam de se converter.

Mas, o que é o contato 24h? O contato 24h nada mais é do que um telefone ao novo convertido no dia seguinte à sua conversão.

Funciona assim, quando pessoas aceitam Jesus nos Cultos de Celebração aos domingos, alguém da Igreja local se responsabiliza por estar entrando em contato por telefone com cada uma dessas pessoas no dia seguinte, na segunda-feira.

Cada Igreja determina quem estará se responsabilizando por estes telefonemas. Em algumas é o Pastor da rede, em outras, o próprio líder de célula ou um ministério de consolidação que já tenha sido pré-determinado.

Esse contato é muito importante porque, ao chegar à casa no domingo à noite, no trabalho ou na escola na segunda-feira, é certo que o novo convertido será bombardeado de palavras negativas e de “brincadeiras de mau gosto” com relação a sua decisão de aceitar e de servir a Jesus. Então, no meio de tantas palavras negativas, ele recebe um telefonema com palavras positivas, incentivadoras e abençoadoras com relação a sua nova vida em Cristo Jesus.

Este telefonema tem sido uma estratégia para impedir que o inimigo roube a semente que foi plantada no coração do novo convertido. Ele recebe palavras que o irão motivar a continuar firme, bem como, a não se sentir só. Afinal ele tem uma nova família em Cristo, a Igreja!

Por isso, tão importante quanto que se faça o contato é a forma com que se deve fazer!

A pessoa responsável por fazer este contato precisa estar cheia de alegria, cheia de entusiasmo, cheia de fé, chamando o novo convertido pelo nome, se identificando como membro da nova família em Cristo e dizendo o quanto esta família está feliz pela decisão dele.

Quem ligar precisa deixar claro a satisfação da Igreja local em tê-lo como parte da família e que todos estão prontos a dar a assistência necessária no que for possível, além de lembra-lo de que a vida dele nunca mais será a mesma.

A ligação precisa fazer com que a pessoa se sinta fortalecida para vencer e superar as palavras negativas, de desânimo, de incredulidade e de zombaria que tiverem sido lançadas.

Mas, o que falar neste telefonema?

Fale sobre o que, como Igreja, pode-se fazer pela pessoa. Por exemplo:

– “Nós vamos cuidar de você, ensinar você a caminhar com Cristo, explicar quando você tiver dúvida, ajudar caso você tenha dificuldade de vir aos cultos e, como família, dentro do possível, estar disponíveis para servir você”

Todos nós somos seres sociáveis e quando alguém toma a decisão de aceitar Jesus, invariavelmente, ele se sente um peixe fora d’água no seu ciclo de amizades. Por isso, quando a Igreja o abraça e o faz se sentir parte de uma família, o novo convertido se sente mais forte para prosseguir na sua caminhada.

Esta estratégia é de suma importância para que o inimigo não “roube” ou não “abafe” a semente de fé que germinou no coração do novo convertido. Quando a Igreja consegue fazer com que o contato 24h funcione, a “porta dos fundos” se fecha com mais rapidez, pois a consolidação se dá mais facilmente.