As responsabilidades de um líder – Parte I

Líderes verdadeiros precisam “puxar” a responsabilidade para si. É como em um time de futebol. Um time de futebol pode estar perdendo consecutivamente, mas, quando a mudança é definida, invariavelmente, troca-se o técnico. Por quê? Porque é ele que é o líder da equipe.

No contexto de células isso não é muito diferente. Precisamos entender que a responsabilidade daquela célula avançar ou não, está em nossas mãos. A responsabilidade de mudar uma célula que está “complicada” ou “chata” está nas mãos do líder.

São muitas as responsabilidades de um líder de célula. No entanto, existem algumas que, se ele se comprometer com elas, ele estará no caminho certo para que a sua célula cresça. Algumas delas são:

1ª – O líder tem a responsabilidade de orar pelos membros da sua célula todos os dias

É responsabilidade do líder, cobrir as ovelhas da sua célula de oração. Uma oração intercessória funciona como um escudo para a vida daqueles que fazem parte da sua célula.

2ª – O líder também precisa contatar, constantemente, os membros de sua célula

Existem líderes que cometem o erro de somente fazer contato com as pessoas de sua célula no dia da célula, para convidá-los para a reunião.

Você sabe por que isso não funciona? Porque as pessoas precisam sentir e entender que nós estamos ligando porque nos importamos com elas e não para cobrar a presença delas. Elas precisam sentir que estamos ligando porque amamos ter um relacionamento com elas e que gostamos de estar com elas. As pessoas precisam sentir que são importantes para nós.

O líder precisa ter a responsabilidade de se importar com os seus liderados a ponto de se lembrar das “lutas” de cada um e, quando fizer o contato, começar perguntando como a pessoa tem lidado com aquela situação, como ela está se sentindo, declarando palavras de fé e de motivação.

Veja, nem só orar e nem só ligar fará a diferença. O que realmente fará a diferença é o líder se importar verdadeiramente com cada vida que o Senhor lhe deu de presente para cuidar. Somente assim, o líder conseguirá interceder da forma certa e se sentirá movido em seu “espírito” a estar ligando ou visitando essas pessoas.

Esse relacionamento de amor é que traz para o grupo a “liga” necessária para o crescimento em Cristo. Quando as pessoas se sentem amadas, elas conseguem ver Jesus no líder e desejam fazer o mesmo com outras pessoas. Resultado? Crescimento em número e em maturidade.

Se você gostou das dicas, não pode perder Conferência UPGRADE na visão celular. Uma conferência que vem o propósito de trazer um conteúdo prático para que você consiga colocar em prática uma atualização à maneira como Deus ministrar em seu coração.