Características de pessoas que você deve ter em sua equipe

É bem verdade que, como líder, você vai precisar de pessoas com características diferentes em sua equipe. Pois é na diversidade de dons e de habilidades que um líder alcança a realização dos projetos.

E, dentre tantas características que se poderia abordar, existem quatro que, quando presentes em uma equipe, são capazes de alcançar resultados sobrenaturais. Quais são elas?

Veja o que a Palavra de Deus diz a esse respeito:

“E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez;” Êxodo 18.21

Jetro, sogro de Moisés, mostrou a seu genro que sozinho ele não daria conta de conduzir o povo pelo caminho que deveriam andar. Então, ele aconselha Moisés a separar o povo escolhendo líderes com características e habilidades específicas:

1 – “Homens capazes”

Jetro começa dizendo a Moisés que ele precisaria buscar no meio do povo homens que pudessem ajudá-lo a guiar o povo. E, para isso, a primeira característica abordada foi que esses homens precisariam ser homens capazes.

Veja, ser alguém capaz não significa ter a capacidade de fazer algo. Quantas pessoas você conhece, que você sabe que é capaz de fazer algo, no entanto, quando se delega a ação, ela não consegue ir até o “fim”?

Ser capaz é ter a capacidade de começar e terminar o projeto proposto, independente das adversidades. Ser capaz é ser alguém que não para no meio de um desafio, que não desiste, antes, que insiste, persiste e termina o que lhe foi delegado.

Todo líder precisa ter na sua equipe pessoas capazes de iniciar, de dar continuidade e de terminar projetos que lhe sejam delegados. Pessoas que são capazes de finalizar o que iniciaram independente das circunstâncias.

2 – “Tementes a Deus”

Não ter alguém com esta característica no meio de uma equipe é um perigo! Quando o líder não tem em sua equipe pessoas tementes a Deus, fatalmente, em dado momento, alguém vai cometer um erro que poderá afastar a glória de Deus e, certamente, comprometerá todo o projeto.

Quando alguém é temente a Deus, ele pode até errar, pois a Palavra diz que não há quem seja perfeito. No entanto, o Espírito Santo o incomoda e ele não consegue levar o erro a frente evitando, assim, da glória de Deus se afastar ou de ter os projetos de Deus comprometidos.

Além disso, ter pessoas influentes na equipe que sejam tementes a Deus é de super importante para que eles possam dar o suporte necessário àqueles que ainda estão se firmando na fé, de forma que eles também aprendam a temer a Deus.

Quandoum líder consegue ter em sua equipe pessoas capazes e tementes a Deus, a probabilidade do projeto não sair, é quase nula.

3 – “Homens de verdade”

“Homens de verdade” são pessoas que têm um posicionamento diante de questões relevantes e controversas. Pessoas que não têm medo de se colocar à disposição do Reino e que têm palavra para, não só cumprir o que lhe foi proposto, bem como, para defender o seu posicionamento. Ou seja, se ele decide estar em unidade e em lealdade com a equipe, de fato, ele estará. É alguém de “palavra”!

Existem muitas pessoas que dizem “fazer parte” da equipe, contudo, diante de alguma circunstância ou quando ouvem “alguém dizer algo” sobre a equipe, por exemplo, se deixam levar, abandonam o que estavam fazendo e deixam a equipe.

Pessoas assim demonstram que: não são “pessoas capazes”, pois abandonam os projetos; não são “tementes a Deus”, pois tiram a mão do arado, sendo levados por ventos de doutrina e que não são “homens de verdade”, pois quebram e desonram alianças.

“Homens de verdade” não são levados por opiniões alheias, como Acabe, por exemplo. Acabe se deixou levar pelo espírito duvidoso de sua esposa e acabou sendo derrotado. Acabe não soube se posicionar diante de sua esposa. Ele não conseguiu ter uma posição de influência e acabou sendo influenciado.

Todo líder precisa ter em sua equipe “homens de verdade”, ou seja, pessoas leais, fiéis e que, não importa o que aconteça, estão dispostas a resolver e não a abandonar. Pessoas que estão dispostas a se posicionar contra a deslealdade e a infidelidade de forma a influenciar outras que possam ainda estar no processo de aprendizado a respeito da bênção de honrar, de ser leal e fiel.

Os “homens de verdade” são importantes para que se tenha unidade na equipe. Eles são os maiores responsáveis pela unidade.

4 – “Homens que aborreçam a avareza”

Moisés, logo mais a frente, teria o desafio da construção do tabernáculo. Ele precisaria que todo o grupo ajudasse doando e ofertando para a obra do Reino de Deus. Agora, pense, e se os principais cabeças que faziam parte da equipe de Moisés fossem pessoas avarentas pessoas, que não iriam ser liberais com aquilo o que eles poderiam participar para poder somar com o projeto, como você acha que o povo se posicionaria? Certamente o povo seguiria “os cabeças”.

Então, Jetro fala a Moisés que ele precisaria ter homens que aborrecessem a avareza, homens que fossem liberais, parceiros homens e que investiriam no projeto que Deus havia lhe confiado.

Todo líder precisa ter em sua equipe “homens que aborrecem a avareza” como seus “cabeças”. Homens que serão capazes de investir na visão que Deus estiver dando a ele.

Todo homem de Deus, ou seja, todo líder de ministério, precisa ter uma equipe com homens que aborreçam avareza. Pois são eles que somarão nos projetos do líder, nos projetos da célula e com a visão que Deus deu para o Pastor da Igreja.

Se você se interessou por este artigo e quer saber mais sobre este assunto, vou deixar um link de cadastro da minha lista exclusiva de amigos para que você se cadastrar e ter um canal de comunicação comigo além de garantir um e-book, inteiramente grátis, que pode edificar, e muito, a sua lidernça. EU QUERO ME CADASTRAR.