COMO ADMINISTRAR O TEMPO PARA CUIDAR DA FAMÍLIA, TRABALHO E MINISTÉRIO?

Muitas pessoas se perguntam como conciliar estas três áreas de modo a não falhar em nenhuma delas. Muitos já passaram por algumas pressões por querem dar tempo de qualidade para família, mantendo o empenho no trabalho secular e almejando se envolver mais e mais com a obra de Deus. Este tipo de pressão leva a um conflito interno muito grande.

Porém, há uma maneira de conseguir cuidar com excelência destas três áreas, basta seguir algumas dicas bem simples:

DICA 1 – FAZER UMA AGENDA

Manter uma agenda escrita diária e semanal, com tudo o que se faz naquele dia e naquela semana é uma grande dica que ajuda muito.

É preciso, no entanto, vencer o pensamento de que a agenda não se faz necessária porque já se sabe o que vai fazer, está na “mente”, na “memória”.

Na agenda diária, todo o dia deve estar descrito, como por exemplo, o horário de levantar, de tomar o café e assim por diante. Já na agenda semanal, serão descritos todos os compromissos fixos.

A partir destas anotações será possível perceber algumas coisas, como por exemplo, o tempo que se está desperdiçando com coisas circunstanciais e que não vão agregar valores nem a família, nem ao ministério e muito menos ao trabalho secular.

Exemplos de desperdício de tempo com afazeres circunstanciais que, quando utilizados em excesso, podem ser prejudiciais:

  • Televisão;
  • Internet;
  • ..

São afazeres que podem estar tomando, e muito, as horas vagas que poderiam estar sendo dedicadas à família, ao ministério ou ao trabalho.

DICA 2 – DEFINIR UM HORÁRIO E UM TEMPO DIÁRIOS PARA CADA ÁREA, ESPECIFICAMENTE

Uma vez que se tem a agenda diária, é preciso definir o horário e o tempo de duração que se vai dispensar para cada área e escrevê-los na agenda.

Exemplo:

1 – Família:

  • Diariamente – Tirar um período de conversa e oração com a família de trinta minutos às 21h;
  • Semanalmente – Tirar todo a sábado para dar atenção à família (ir ao cinema, à praia, ver um filme…).

2 – Trabalho secular:

  • Diariamente – Trabalho secular (detalhar dia a dia os afazeres) de 9 às 17h;
  • Semanalmente – Reunião as terças-feiras com a equipe de 16 às 17h.

3 – Ministério:

  • Diariamente – Tirar um Tempo Sozinho com Deus às 22h de pelo menos 30 minutos;
  • Semanalmente – Jejuar toda a terça-feira, ir ao TADEL toda terça-feira (a partir das 19h), ir à célula toda quarta-feira a partir das 20h, ir aos cursos e Cultos de domingo (manhã de 8:30 as 12h e a tarde, a partir das 17:40).

Quando a agenda estiver toda “preenchida” com os afazeres diários e semanais, será possível fazer uma análise do percentual de tempo que se está dando para cada área. Estas três áreas são muito importantes. É preciso ter um retrato do que está acontecendo no dia a dia para que se possa fazer os ajustes necessários em busca do equilíbrio.

DICA 3 – PARAR DE SE COBRAR DEMAIS

Talvez não se esteja conseguindo fazer aquilo que se gostaria de fazer. Quando a pessoa se cobra demais, um grande peso vem sobre ela. Peso que não ajuda em nada, muito pelo contrário, suga as energias da pessoa deixando-a desanimada e desmotivada.

Quando estas três dicas, aparentemente simples, são colocadas em pratica, grandes resultados começam a aparecer. É impossível não haver mudança depois que se analisa e se percebe o tempo precioso que se tem, porém, que tem sido desperdiçado.