Como dar um bom estudo na sua célula
Este é um assunto muito frequente em meio à liderança de qualquer igreja que trabalha em células. Desde as que já transicionaram com sucesso, até aquelas que estão transicionando e querem fazer do melhor jeito.
É claro que não existe uma “fórmula secreta”, mas há algumas dicas que podem ajudar o líder a dar um bom estudo de célula, por exemplo:
1ª Dica – Preparar-se para a célula
Este preparo abrange, dentre tantas outras coisas, três coisas básicas:
- Orar: É muito importante que o líder da célula tire um tempo de oração para consagrar o momento em que ele estará compartilhando a Palavra através do estudo;
- Estudar o que será compartilhado: Tão importante quanto orar consagrando tudo o que vai acontecer na célula, é o líder se preparar estudando a Palavra que será compartilhada. Ele precisa ter a máxima compreensão possível sobre o assunto, ler e refletir sobre os versículos, se preparar para os tipos de perguntas que poderão acontecer, bem como, nas melhores respostas. O estudo precisa ser compartilhado de forma natural e não mecânica. A segurança do líder ao compartilhar o estudo faz toda a diferença.
- Separar os louvores que iniciarão e terminarão a reunião: Esta parte é muito importante, pois o louvor inicial prepara o espírito para receber a Palavra e o final quebranta os corações. Os louvores precisam ser conhecidos, para que os membros possam cantar junto. Lembre-se, os louvores ficam gravados e, durante os demais dias que se seguirão, o louvor virá a mente dos membros que se lembrarão da reunião, da Palavra ministrada, bem como, de como praticá-los no seu dia a dia.
2ª Dica – Ter uma boa estratégia para o quebra-gelo
Como já mencionado, o estudo não mecânico; pois, se assim for, acabará sendo uma reunião monótona e, até mesmo, chata.
O quebra-gelo serve para descontrair o ambiente. Então, a pessoa que estará ministrando precisa ter uma boa estratégia para envolver a todos do grupo com uma dinâmica que possa preparar o grupo para o que vai acontecer.
O que acontece muito é o líder não estar muito familiarizado com o quebra-gelo sugerido e, pela insegurança, pular esta parte. Não faça isso! Deus age e muito neste momento do quebra-gelo. Uma opção, neste caso, é quem estiver responsável por ministrar esta parte procurar outra dinâmica que o faça se sentir mais confortável, que tenha a ver com o tema e que vá impactar o grupo que está ali.
3ª Dica – Envolver as pessoas no estudo
A célula não deve ser um “ponto de pregação”, antes, deve ser um ambiente onde se possa tirar dúvidas e, para que isso aconteça, o líder precisa ter a habilidade de expor o tema de forma simples e ir fazendo as perguntas, ponto a ponto, para as pessoas do grupo, aleatoriamente.
Geralmente, o estudo de célula é preparado com base no Culto de Celebração ministrado no domingo. Então, faz-se uma breve introdução e usa-se os tópicos baseados na Palavra ministrada de forma que as pessoas possam responder o que aprenderam e que possam ter a percepção de como praticar o que aprenderam.
Na prática, acontece, mais ou menos, assim:
Depois que o grupo foi ministrado pelo louvor e se descontraiu com o quebra-gelo, todos já estão prontos para que a Palavra seja exposta.
Nesta parte, o líder, que já está seguro, lê a Palavra base (ou conta a história informando a referência bíblica) e vai aplicando o estudo fazendo perguntas chaves em cima de cada tópico, conforme o esboço recebido anteriormente da liderança.
4ª Dica – Respeitar que a célula tem início, meio e fim
Apesar de parecer simples, não é incomum líderes não respeitarem esta norma. Mas ela é pensada para que tudo ocorra com ordem e para que deixe, sempre, um gostinho de “quero mais” no grupo.
Por isso, a célula precisa ter hora para começar e uma “rotina” bem definida sobre o tempo de cada dinâmica: tempo do louvor, tempo do quebra-gelo, tempo da exposição da Palavra, templo do momento ofertório e tempo do louvor final.
Quando o líder entende o motivo pelo qual a célula tem início, meio e fim, ele não deixa as pessoas se demorarem muito em uma resposta ou que “tomem a Palavra”. Ele vai “Mediando”, fazendo as intervenções necessárias para que tudo ocorra dentro do tempo previsto.
Se você se interessou por este assunto, temos um kit com 01 ano de estudos para célula e esboço de mensagens que pode ajudar você que está iniciando o trabalho de célula, mas tem dificuldade para montar o estudo de célula.
além disso, tenho um e-Book de como montar sua primeira célula. Pode clicar aqui é gratuito.
18 de dezembro de 2018 @ 14:23
muito boa essa orientação
18 de dezembro de 2018 @ 23:29
GRACA E PAZ DO SENHOR !!Maravilhoso conteúdo de ensino.Gostaria de rever o texto aplicado pois tive que interromper num momento muito especial dos ensinos …
em função da bateria do meu celular ter descarregado.
Obrigada por me proporcionar esse conhecimento tão especial na forma teórica. Shalom!!
Ass.Sonia Márcia Cruz de Carvalho Pinto.
(Missionária Soninha)
19 de dezembro de 2018 @ 21:42
Obrigado pelo retorno.