Como dar um bom estudo na sua célula

Este é um assunto muito frequente em meio à liderança de qualquer igreja que trabalha em células. Desde as que já transicionaram com sucesso, até aquelas que estão transicionando e querem fazer do melhor jeito.

É claro que não existe uma “fórmula secreta”, mas há algumas dicas que podem ajudar o líder a dar um bom estudo de célula, por exemplo:

1ª Dica – Preparar-se para a célula

Este preparo abrange, dentre tantas outras coisas, três coisas básicas:

  • Orar: É muito importante que o líder da célula tire um tempo de oração para consagrar o momento em que ele estará compartilhando a Palavra através do estudo;
  • Estudar o que será compartilhado: Tão importante quanto orar consagrando tudo o que vai acontecer na célula, é o líder se preparar estudando a Palavra que será compartilhada. Ele precisa ter a máxima compreensão possível sobre o assunto, ler e refletir sobre os versículos, se preparar para os tipos de perguntas que poderão acontecer, bem como, nas melhores respostas. O estudo precisa ser compartilhado de forma natural e não mecânica. A segurança do líder ao compartilhar o estudo faz toda a diferença.
  • Separar os louvores que iniciarão e terminarão a reunião: Esta parte é muito importante, pois o louvor inicial prepara o espírito para receber a Palavra e o final quebranta os corações. Os louvores precisam ser conhecidos, para que os membros possam cantar junto. Lembre-se, os louvores ficam gravados e, durante os demais dias que se seguirão, o louvor virá a mente dos membros que se lembrarão da reunião, da Palavra ministrada, bem como, de como praticá-los no seu dia a dia.

2ª Dica – Ter uma boa estratégia para o quebra-gelo

Como já mencionado, o estudo não mecânico; pois, se assim for, acabará sendo uma reunião monótona e, até mesmo, chata.

O quebra-gelo serve para descontrair o ambiente. Então, a pessoa que estará ministrando precisa ter uma boa estratégia para envolver a todos do grupo com uma dinâmica que possa preparar o grupo para o que vai acontecer.

O que acontece muito é o líder não estar muito familiarizado com o quebra-gelo sugerido e, pela insegurança, pular esta parte. Não faça isso! Deus age e muito neste momento do quebra-gelo. Uma opção, neste caso, é quem estiver responsável por ministrar esta parte procurar outra dinâmica que o faça se sentir mais confortável, que tenha a ver com o tema e que vá impactar o grupo que está ali.

3ª Dica – Envolver as pessoas no estudo

A célula não deve ser um “ponto de pregação”, antes, deve ser um ambiente onde se possa tirar dúvidas e, para que isso aconteça, o líder precisa ter a habilidade de expor o tema de forma simples e ir fazendo as perguntas, ponto a ponto, para as pessoas do grupo, aleatoriamente.

Geralmente, o estudo de célula é preparado com base no Culto de Celebração ministrado no domingo. Então, faz-se uma breve introdução e usa-se os tópicos baseados na Palavra ministrada de forma que as pessoas possam responder o que aprenderam e que possam ter a percepção de como praticar o que aprenderam.

Na prática, acontece, mais ou menos, assim:

Depois que o grupo foi ministrado pelo louvor e se descontraiu com o quebra-gelo, todos já estão prontos para que a Palavra seja exposta.

Nesta parte, o líder, que já está seguro, lê a Palavra base (ou conta a história informando a referência bíblica) e vai aplicando o estudo fazendo perguntas chaves em cima de cada tópico, conforme o esboço recebido anteriormente da liderança.

4ª Dica – Respeitar que a célula tem início, meio e fim

Apesar de parecer simples, não é incomum líderes não respeitarem esta norma. Mas ela é pensada para que tudo ocorra com ordem e para que deixe, sempre, um gostinho de “quero mais” no grupo.

Por isso, a célula precisa ter hora para começar e uma “rotina” bem definida sobre o tempo de cada dinâmica: tempo do louvor, tempo do quebra-gelo, tempo da exposição da Palavra, templo do momento ofertório e tempo do louvor final.

Quando o líder entende o motivo pelo qual a célula tem início, meio e fim, ele não deixa as pessoas se demorarem muito em uma resposta ou que “tomem a Palavra”. Ele vai “Mediando”, fazendo as intervenções necessárias para que tudo ocorra dentro do tempo previsto.

Se você se interessou por este assunto, dá uma passadinha no nosso canal do Youtube – Instituto Liderança de Sucesso – Lá você vai encontrar diversos vídeos que o ajudarão e muito na liderança de células.