Como liderar pessoas difíceis

Um dos grandes desafios de líderes de sucesso é cuidar de gente difícil e problemática. E, este é um desafio que você que é líder não tem como fugir.

Todo líder passa pelo desafio de ter que cuidar de pessoas difíceis. No contexto de Igrejas, pessoas assim, são aquelas que dão trabalho nas células, aquelas que reclamam de tudo, aquelas que acham que sabem mais que as outras e que, por isso, não precisam aprender, aquelas que quando você vai discipular e falar o que precisa ser falado para que haja o crescimento, não reagem bem.

Enfim, todo líder sabe, exatamente, a dificuldade que se tem para cuidar de pessoas assim, seja em que área for. Então, como fazer para liderá-las?

1ª Dica: Vencer o desafio da convivência com essas pessoas

É extremamente importante que o líder vença este desafio e não ceda à pressão de não querer estar perto, em unidade com estas pessoas.

O líder precisa vencer o desafio de estar junto com esse pessoal porque se não conseguir, o que será delas? Serão pessoas perdidas!

Sim, é difícil e complicado, mas saiba que a Bíblia nos orienta a suportarmos uns aos outros em amor.

Então, pega essa dica de que você precisa “suportar” essas pessoas difíceis e deixe Jesus fazer a obra em suas vidas, ou transformar-las ou enviá-las para outra pessoa, no tempo oportuno.

A nossa oração é de que estas pessoas, através da convivência, possam ser transformadas pelo poder de Deus e se tornem uma bênção para que o nome do Senhor seja glorificado.

2ª Dica: Ter paciência

Aqui, é preciso ressaltar que em alguns casos, o líder não vai só precisar ter paciência, mas de muita paciência.

É muito comum ouvir líderes comentando que têm pedido a Deus paciência para lidar com pessoas difíceis, mas que parece que quanto mais oram, mais pessoas difíceis aparecem. Veja, o líder pede a Deus para lhe dar paciência para cuidar de pessoas difíceis. Então, Deus, para trabalhar a paciência neste líder, envia mais pessoas difíceis, pois, somente assim, o líder conseguirá praticar e desenvolver o que pediu – a paciência.

Deus envia pessoas difíceis para que o líder possa aumentar o seu nível de paciência e conquistar amadurecimento pessoal e crescimento no Reino.

3ª Dica: Tomar cuidado com as expectativas que você deposita nestas pessoas para não se frustrar

O líder precisa acreditar que é possível que as pessoas difíceis sejam transformadas e possam ser usada em todo o seu potencial. No entanto, não é bom que o líder coloque uma expectativa muito alta nestas pessoas.

Sim, invariavelmente as pessoas mais difíceis são as que têm dons e habilidades que líderes anseiam e precisam. Contudo, não colocar expectativas sobre estas pessoas é a melhor decisão para se evitar a decepção.

Quando o líder cede a pressão e foca em uma pessoa difícil, investe o seu melhor tempo e esta pessoa o fere, o desaponta,ele pode ficar abatido. Gerar expectativas em pessoas difíceis pode trazer um grande desânimo para o líder a ponto de fazê-lo desejar parar a sua caminhada.

Por isso, cuidado! Não coloque expectativas altas em pessoas, continue convivendo, tendo paciência e deixando Deus ser Deus.

4ª Dica: Lembrar que todos nós, em algum momento, também somos ou fomos difíceis para alguém

“Não julgueis, para que não sejais julgados.

 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.

 E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?

 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?

 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.” Mateus 7:1-5

Aqui está escrito que nós não podemos focar na dificuldade e no problema dessas pessoas, antes, precisamos entender que nós também temos alguns problemas. Então, todas as vezes que o líder tem uma pessoa problemática e difícil para cuidar, ele precisa pensar que ele também é uma pessoa difícil em alguns momentos e que também tem algumas dificuldades para superar. Isso, por si só, o ajudará bastante a ter a paciência necessária para que possa cuidar das vidas que Deus trouxe para ele.

Se você tem interesse em se aprofundar mais no assunto de como cuidar de vidas, entre em contato com a minha equipe pelo WhatsApp 21-97016-2326 e peça informações sobre conteúdos exclusivos que temos preparado para você.