Dicas de como fazer para que as pessoas que visitam as células permaneçam

Toda Igreja que trabalha em célula tem projetos com o propósito de atrair pessoas novas para as células. Através destes projetos, de fato, as pessoas são atraídas e chegam às células.

O grande desafio, na verdade, é fazer com que essas pessoas que foram atraídas, permaneçam nas células. E, para isso, será necessário saber trabalhar com estas pessoas de forma estratégica. Veja algumas dicas:

1 – Lembre-se dos nomes chamando-as, sempre, pelo nome desde o primeiro momento.

Quando a visita chega à célula e logo alguém a aborda com muito amor e preocupação, a ponto de gravar o seu nome e, em todas as conversas chamá-la pelo nome, certamente, esta pessoa ficará impactada. Chamar as pessoas pelo nome faz com que elas se sintam valorizadas e importantes.

O simples fato de se chamar a pessoa pelo nome faz com que se ganhe, não só a simpatia do visitante, como, principalmente, o coração dele também.

2 – Ouça o visitante com interesse.

Sempre que estiverem conversando, ouça atentamente a tudo o que se fala e demonstre interesse pela conversa. Como? Faça pequenas perguntas em cima do que o visitante está falando. Por exemplo:

– “Eu gostaria de saber um pouco mais sobre isso. Você pode me contar?”

– “Interessante o seu trabalho. Como é para você trabalhar nesta área?”

Não há quem não goste de saber que está sendo ouvida e que alguém se interessa por sua história.

3 – Faça elogios sinceros.

Enquanto se conversa, fique atento a tudo o que se fala e identifique os pontos fortes da pessoa, algo de valor na vida do visitante. Use esses pontos específicos para elogiar com sinceridade e admiração.

Lembre-se de lhe dar os parabéns pelo seu valor. Isso fará com que o visitante se sinta muito valorizado. Afinal, alguém percebeu o seu valor e o parabenizou por isso.

Sabe, saber o valor alheio é uma coisa, mas quando os parabenizamos é outra bem diferente. Repare que não é comum as pessoas elogiarem o que se vê de valor na vida das outras pessoas. Antes, o mais comum, infelizmente, é o ato de se criticar as pessoas.

Então, quando o visitante chega à célula e recebe o elogio sincero, ela entende que há algo de diferente naquele grupo. Isso gera confiança, gera satisfação e gera o desejo de se pertencer a um grupo que o reconhece.

4 – Seja motivado e animado.

Na verdade, o ideal que todo o grupo esteja motivado e animado. No entanto, o líder, em especial, precisa estar motivado, animado e cheio de fé, sempre. É ele quem vai ditar a “astral” do ambiente.

Quem não gosta de ficar perto de uma pessoa positivamente, que é animado e motivado? Pessoas motivadas, animadas e cheias de fé estão, o tempo todo, desafiando os que estão ao seu entorno a crescer nas mais diversas áreas e a conquistar os seus sonhos.

Por isso, se você deseja que as pessoas permaneçam na sua célula, seja uma pessoa motivada, animada e cheia de fé a ponto de transmitir isso para todos as pessoas que chegarem à sua célula.

Se você, como líder, conseguir se lembrar destas quatro dicas e as praticar, certamente, você conseguirá, não só que um grande número de visitantes permaneçam no seu grupo, como, também, que eles se comprometam com o Jesus e com o grupo, tornando-se líderes de sucesso, assim, como você.