Erros que um Líder de Célula não pode cometer – Parte I

Todo líder erra e sempre vai errar. Isso é um fato. No entanto, existem cinco erros que um líder de célula não deve cometer de jeito nenhum:

1º – Não centralizar tudo nele

O segredo para a multiplicação de uma célula, não é a multiplicação de uma célula propriamente dita e, sim, a multiplicação de líderes!

E, um líder só consegue multiplicar outros líderes, quando ele entende que precisa compartilhar com seus liderados as tarefas, os desafios, o estudo, as orações e etc..

Um líder que ele é centralizador, não consegue formar outros líderes simplesmente porque ele não ensina, não delega. Desta forma, ele nunca vai conseguir multiplicar sua célula. E, se ele, por acaso fizer a multiplicação desta célula, é só uma questão de tempo para ela “morrer”, pois as pessoas não foram treinadas.

As células precisam ser reproduzidas de maneira saudável para que possam dar frutos saudáveis também. E, a única forma disso acontecer, é o líder entender que precisa delegar, ensinar, treinar, envolver e influenciar todo o grupo nos desafios e afazeres da célula.

Somente assim, as pessoas estarão trabalhando em prol do mesmo objetivo – fazer o Reino de Deus crescer.

2º – Faltar os treinamentos que a sua Igreja convoca

Um líder não pode faltar às convocações de treinamento de sua liderança; pois, se tem uma coisa que faz com que as células e a Igreja cresçam de maneira saudável, é quando todo mundo está falando a mesma linguagem. Um exemplo claro disso é a passagem da Bíblia que fala sobre a torre de Babel. O texto conta que quando ela começou a ser edificada, a ser construída, todo o povo falava uma mesma linguagem e, com este mesmo propósito, nada lhes seria impossível, disse Deus. Um dos grandes segredos de crescimento no trabalho de células e discipulado é todo mundo estar falando a mesma linguagem.

Quando os líderes valorizam os treinamentos de sua liderança, quando eles não faltam o TADEL e os discipulados, eles estarão saudáveis e cheios de “ferramentas” para utilizar com suas células e para fazer os seus liderados crescerem e amadurecerem na fé.

3º – Não falar sobre a multiplicação

Parece simples, contudo, é impressionante como algumas pessoas, ao ouvirem o líder falar de multiplicação, apesar de ser por um breve momento, entram em desespero.

Mas, por que será que isso acontece? Pode ser porque o grupo pensa que eles serão “divididos”, por exemplo. Isso acontece muito porque o líder cometeu o erro de não falar sobre a multiplicação. Então, quando a igreja é desafiada a multiplicar ou quando está chegando o mês que todo mundo da Igreja deveria multiplicar, aí, o líder resolve falar da multiplicação. Afinal, até nos Cultos de celebração se falará sobre isso. O grupo, vendo a pressão no líder, entra em desespero por insegurança.

Quando o líder é descentralizador, fala a mesma linguagem que a liderança por estar em todos os treinamentos e tem o hábito de falar sobre a multiplicação de forma natural e constante, o grupo não se assusta, porque ele sabe que a célula nasceu para multiplicar e ainda trabalha em unidade para que isso aconteça. Então, não tem espaço para insegurança, antes, para maturidade.

Estes três erros, quando ajustados, por si só, levarão o líder a viver algo sobrenatural em sua célula.

Na próxima semana, estaremos postando os outros dois erros que um líder de célula não pode cometer de maneira alguma. Por isso, aceite a “permissão de notificação” e seja avisado assim que ele for ao “AR”.

Se você tem interesse em estar mergulhando ainda mais no assunto de células e discipulado, não deixe de fazer a sua inscrição para a Conferência “UPGRADE na visão celular”. Uma conferência que abordará, de forma prática, como o líder pode melhorar o seu desempenho nas células e nos discipulados através de uma simples “atualização” para você que já está na visão ou te mostrará que esta visão pode ser algo abençoador para o seu ministério para você que está estudando sobre a visão celular, mas ainda não se decidiu.

Se quiser saber mais sobre UPGRADE na Visão Celular, CLIQUE AQUI.