Liderando para se ter boas sementes todos os dias

Para ilustrar como o líder deve agir para que ele colha boas sementes todos os dias, quero citar o texto que está em 2 Crônicas 26.3-5,10, veja:

“Tinha Uzias dezesseis anos quando começou a reinar, e cinqüenta e dois anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolia, de Jerusalém.

E fez o que era reto aos olhos do Senhor; conforme a tudo o que fizera Amazias seu pai.

Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.

Também edificou torres no deserto, e cavou muitos poços, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores, e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis; porque era amigo da agricultura.”  2 Crônicas 26:3-5, 10

O texto diz que Uzias começou a exercer a sua liderança e, desde bem novo ele já sabia o segredo da prosperidade.

Perceba que ele começou a trabalhar na agricultura e a cavar poços mesmo estando em um deserto. Uzias fazia o que ninguém fazia, por isso ele colhia prosperidade.

O líder que faz apenas o que os outros fazem e nada mais, não consegue colher além do planejado. É preciso ir além e fazer algo a mais, o impensado.

Todos nós, quando acordamos, temos nossas mãos repletas de sementes que podem nos fazer melhor. Podemos ser melhores ajudando outras pessoas, no ministério, na nossa família ou no nosso trabalho, por exemplo.

Sementes são atitudes e quando o texto fala que Uzias era amigo da agricultura, significa que Uzias era alguém que gostava de semear ou seja, para que um líder prospere, seja em que área for, ele vai precisar ser “amigo da agricultura”, ele vai precisar semear, diariamente, boas sementes. Se ele quer prosperar na família, por exemplo, ele vai precisar semear boas sementes, diariamente, na sua família, através de atitudes boas, mesmo nos momentos de “deserto”, que nem sempre ele vai desejar ou gostar de ter, mas que irão levá-lo a colher uma colheita de prosperidade.

Fazendo uma analogia com a pessoa que gosta e que tem o hábito de plantar, quando ela viaja, ela fica inquieta por não poder semear, assim é quando o líder entende que a semeadura precisa ser diária. A semeadura, para ele, então, passa a ser um hábito. E, quando um líder desenvolve este hábito, o de plantar boas sementes diariamente, pode-se dizer que ele é, de fato, um “amigo da agricultura”.

Ser um líder que é “amigo da agricultura” é ser um líder que cuida de suas “sementes espirituais” com atitudes para desenvolver seus relacionamentos com as pessoas a sua volta de forma a edificá-las e a servi-las a cada dia. É ser alguém que chega a ficar inquieto, impaciente e, até mesmo, insatisfeito quando passa o dia e ele não fez o “bem” a alguém, ou seja, o dia passou e ele não “plantou uma boa semente sequer”.

E, por que o líder deve ser um “amigo da agricultura”? Porque a Palavra de Deus diz que “tudo aquilo que o homem semear, certamente ele colherá”.

Por isso, semeie boas atitudes na sua família, no seu trabalho, no seu ministério, nos seus relacionamentos e no Reino de Deus, pois, automaticamente, você estará garantindo a certeza de uma boa colheita de prosperidade em todas essas áreas.

Pensando em você, que deseja sempre ter as melhores sementes, preparamos um canal no YouTube repleto de ensinamentos para que você possa semear na vida de seus liderados. CLIQUE AQUI e avalie tudo o que preparamos com muito carinho para você. Ah! Não se esqueça de se inscrever no canal para que você possa estar por dentro sempre que publicarmos algo novo.