Liderar é influenciar

Verdadeiros líderes estão, constantemente, exercendo influência sobre as pessoas que estão a sua volta.

Um líder bem sucedido é aquele que consegue, no exercício de sua liderança, influenciar as pessoas que estão nos três níveis possíveis:

  • As que estão no mesmo nível que ele;
  • As que estão no nível inferior ao dele e
  • As que estão no nível superior ao dele.

John Maxwell chama este fenômeno de “influência 360º”.

Então, vamos ao ponto – Como é possível exercer tal influência?

1 – Influenciando as pessoas que estão em um nível acima

Neste caso, é preciso que se tenha muito cuidado com a linguagem para que não se desrespeite a autoridade.

Um grande líder disse, certa vez, que correção de baixo para cima se chama rebeldia. Baseado nisto, um líder jamais exercerá influência sobre aqueles que estão acima dele se ele usar uma linguagem que eu pareça correção ou confronto.

Então, se o líder quiser ter influência para com alguém que está em um nível superior ao dele, terá que usar uma linguagem que demonstre respeito a posição e a ideia da pessoa, porém, que ele gostaria de dar opiniões que podem agregar e fazer da ideia original ainda melhor e mais eficiente.

Portanto, o segredo para que se influencie pessoas que estão em um nível superior é sempre usar um posicionamento de cumplicidade e de equipe, onde a sua intenção não é corrigir, antes, melhorar.

2 – Influenciando pessoas do mesmo nível

Para o líder conseguir influenciar pessoas que estão na mesma posição hierárquica, a estratégia não muda muito… será necessário que ele mostre humildade.

Quando o líder mostra humildade no exercício de sua liderança, as pessoas começam a confiar e a abrir seus corações para ouvir o que o líder tem a dizer.

O problema é que, por vezes, o líder, querendo ensinar para os demais líderes uma forma mais eficiente e mais rápida de se alcançar resultados, acaba parecendo que quer mostrar que é superior, que sabe mais e que tem mais experiência. Quando isso acontece, as pessoas fecham o coração e “rejeitam” a sua influência.

3 – Influenciando pessoas que estão no nível inferior

Bom, se um líder não tem conseguido nem influenciar as pessoas que estão abaixo dele, então, ele precisa rever, urgentemente, sua liderança!

O grande segredo aqui é ganhar o coração das pessoas. O líder precisará se importar com cada uma delas através de um relacionamento de amizade, ajudando-as em momentos difíceis, entendendo seu comportamento e respeitando a maneira delas pensarem.

É preciso ganhar o coração das pessoas que estão no nível inferior para levá-las a experimentar o crescimento em unidade e possam, ao seu lado, vivenciar grandes desafios.

Agora que você já sabe os segredos, coloque aqui nos comentários como está a sua influência em cada um destes níveis. Dê uma nota para  você mesmo que descreva a sua influência em cada um destes níveis.

Para que um líder possa crescer e avançar, é indispensável que ele saiba se autoavaliar. Por isso, seja bem honesto consigo mesmo e diga como você está se enxergando, isto vai ajudar e muito.

Se este artigo te edificou, aproveita e compartilha com todo mundo que faz parte da sua rede de influência. E, se você quiser saber mais sobre liderança, entre no nosso canal no YouTube – Liderança de Sucesso – se inscreva e clique no “sininho”. Lá nós temos postado vídeos de liderança que irão surpreender você e que poderão levar a sua liderança para outro nível, potencializando os seus resultados.