LIDERAR É INFLUENCIAR

No movimento de igrejas em células essa frase é uma “máxima”. Porém, muitas equipes esbarram no mesmo problema na hora de colocá-la em prática: “Como influenciar?”

Influenciar pessoas exige um conhecimento maior da natureza humana. Em outras palavras, exige a compreensão do que as deixa bravas e do que as motiva.

Em uma pesquisa recente, foi perguntado a setenta psicólogos: “Qual é a coisa mais essencial para um líder saber sobre a natureza humana?” – Dois terços disseram que a motivação, uma compreensão do que faz com que as pessoas pensem, sintam e ajam da forma que fazem – era o que mais importava.  O princípio é que se você entende o que as motiva, tem sob o seu comando a ferramenta mais poderosa para lidar com elas.

Por isso é tão importante entender que nem todos responderão da mesma forma à liderança.  Nunca pense em usar as mesmas estratégias com todos os seus liderados. É preciso descobrir quais botões apertar com cada pessoa individualmente. Por exemplo, uma pessoa reagirá bem quando desafiada; já outra, irá preferir se sentir mais cuidada e amparada. Uma irá precisar que você mostre o plano de ação para ela; outra, entretanto, vai querer espaço para criar o seu próprio plano para alcançar o objetivo proposto.

Saber o que as pessoas precisam e o que querem é a chave para compreender suas reações, aceitá-las e trabalhar o seu crescimento. Se você conseguir entendê-las, poderá influenciá-las e impactar suas vidas de forma sobrenatural.

Separei algumas dicas que tenho aprendido a praticar e tem sido revolucionário em meu ministério:

1 – Elogie

Uma das formas universais de alcançar o coração das pessoas são os elogios.

Elogios afirmam as pessoas, ou seja, as deixam firmes. Por exemplo, quando você elogia a atitude de uma pessoa, reforça e a torna mais consistente.

Um bom trabalho nunca pode ser esperado de uma pessoa sem encorajamento. O encorajamento é o oxigênio da alma.

Uma rotina de elogios constrói as qualidades das pessoas e fortalece suas personalidades.

2 – Encoraje os sonhos

Quando você encoraja os sonhos das pessoas, você demonstra interesse pela vida delas como com um todo e não só por aquilo o que elas podem fazer pela igreja.

Considero um grande privilégio quando alguém compartilha o seu sonho comigo. Isso demonstra confiança por parte da outra pessoa e me mostra que ganhei o coração dela. Por isso, se alguém te considera tanto, a ponto de lhe contar os seus sonhos, preste atenção e encoraje-os mesmo se lhe parecer absurdo demais.

Torne-se um encorajador de sonhos e de tempos em tempos, pergunte as pessoas como estão no processo de realização de seus sonhos.

3 – Seja generoso

Nada fala mais alto aos outros do que a generosidade. A verdadeira generosidade não é um evento ocasional. Vem do coração e passeia por todas as áreas da vida do líder. A generosidade vai tocar em seu tempo, seu dinheiro e seus talentos. Líderes de influência sabem que tudo o que têm não serve para nada se não for para servir alguém.

Por isso, cultive a generosidade dando algo para alguém, fornecendo recursos para que alguém consiga realizar algo importante, entregando o seu tempo para se tornar um líder cada vez melhor.

E, lembre-se:

1 – Todo mundo quer “ser alguém”, quer ter um significado;

2 – Ninguém se importa com quanto você sabe até descobrir quanto você se importa. Para conseguir influenciar alguém, você precisará amar esta pessoa antes de liderá-la, efetivamente;

3 – Todo mundo precisa de alguém. Todo mundo precisa de uma amizade sincera e verdadeira, que o encoraje e o ajude;

4 – Todo mundo pode ser alguém quando alguém entende e acredita nele. Quando você entende as pessoas e acredita nelas, existe uma verdadeira chance de se tornarem alguém.

5 – Qualquer um que ajuda os outros influencia muita gente. O que você dá a uma pessoa

também chega à vida de todos que essa pessoa impactar. A natureza da influência é se multiplicar.

Se você quer ser um líder de excelência, vai precisar se ajustar as necessidades da sua equipe ao invés de esperar que ela se adapte ao seu jeito de liderar. Tente deixar que todo mundo que o encontre saiba que você acredita que eles são “alguém”, que eles são especiais pelo o que são e que você acredita no potencial de crescimento de todos.

Há, apenas, duas formas de se conseguir com que as pessoas façam o que precisa ser feito: obrigando-as ou influenciando-as. O resultado verdadeiro, equilibrado e constante vem do seu poder de influenciar. Seja um líder de influência!