LÍDERES DE SUCESSO PRECISAM SER À PROVA DE PRESSÃO

Analisando a Bíblia, podemos perceber que Davi foi um líder que, desde cedo, aprendeu a lidar com muitas pressões, veja:

1 – Davi enfrentou a pressão de saber que o gigante Golias afrontava o povo de Israel todos os dias, amedrontando e paralisando todo o exército, por quarenta dias. E, mesmo sendo ainda um menino, esta pressão não o amedrontou. Antes, o influenciou a decidir lutar com o gigante para que todos soubessem que Deus é quem batalhava por eles. Um líder de sucesso precisa aprender a transformar as pressões em oportunidades para que o nome de Deus seja glorificado.

2 – Davi viveu a pressão das ameaças. As ameaças, ainda nos dias de hoje, são a razão de muitos desistirem do casamento, do trabalho, do ministério, de tudo. Um líder de sucesso não se intimida com ameaças porque ele sabe que se Deus for com ele, quem será contra ele?

3 – Davi também precisou lidar com a reputação do inimigo. Golias era o maior gigante dos filisteus e nunca havia perdido uma batalha. E, o que é a reputação de um “gigante” nos dias de hoje? É um problema que, aparentemente, não tem solução. Pode ser uma dívida que se julga impagável, um casamento que parece não ter solução ou, até mesmo, um problema no ministério ou no trabalho, onde todos comentam da impossibilidade do líder se sair bem. Um líder de sucesso entende que quando ele é fraco, aí que Deus o faz forte. Por isso, não importa a reputação do problema, ele sabe que, com Deus, ele é mais do que vencedor.

4 – Davi venceu a pressão de ter que lutar sozinho. Diante de um gigante, o “menino” poderia ter pedido a ajuda de seus irmãos que faziam parte do exército de Saul. É fato que a unidade faz a força. Bem como, que o poder da concordância é poderosíssimo. Entretanto, vão existir momentos em que um líder vai precisar lutar sozinho. E, quando se chega a este momento, a liderança, seja ela no trabalho, no ministério, na família, vai ser provada por Deus. E, que momento é este? É quando ninguém quer se comprometer como equipe, quando ninguém quer pagar o preço para se alcançar um resultado ou se disponibilizar para ajudar. É neste momento que o líder é provado. Ninguém quis ajudar Davi. Entretanto, ao invés de reclamar ou desistir, ele enfrentou todas as adversidades e venceu. Ele sabia que o gigante viria na força de homem, mas ele iria na força do Deus vivo! Um líder de sucesso também tem essa certeza. Ele sabe que maior é O que está com ele.