Líderes x Depressão

Todo líder envolvido e comprometido com seu trabalho precisa saber que não tem como escapar de situações como “calúnia, difamação e traição”.

É muito comum ouvir que líderes investiram tempo, amor e dedicação na vida de pessoas que andaram lado a lado para edificar e ajudar em seu crescimento e que, no entanto, foram surpreendidos com uma traição.

Quando se fala de ministério, situações como estas não são muito diferentes. O próprio Jesus se deparou com isso dentro da sua própria equipe, como no caso de Judas. Aliás, que fique bem claro, não foi só esta situação que Jesus enfrentou. Ele teve outra situação com Pedro, quando O negou por três vezes e outra com Tomé, quando manifestou incredulidade, por exemplo.

Enfim, o fato é que existe uma série de situações que os líderes de depararão em sua caminhada, aos quais eles terão que enfrentar com sabedoria e equilíbrio. Pois não serão as primeiras, muito menos, as últimas situações que enfrentarão. O que acontece é que, com o passar do tempo, a Palavra de Romanos 5 se cumpre:

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.” Romanos 5:3,4

Ou seja, com paciência você passa pela tribulação e adquire a experiência necessária para que, na próxima tribulação, você tenha a fé necessária para manter o equilíbrio e resolver o que precisar ser resolvido.

Agora, existem, sim, algumas coisas que nós podemos fazer para podermos nos proteger dessas situações e para evitar que elas não cheguem a se tornar tão dolorosas e/ou trágicas:

1 – Todo o líder precisa ter um bom contato de comunhão e de amizade com a sua família

A família é o nosso maior tesouro aqui nesta terra. Por isso, se você tiver passando por tribulações, converse com o seu cônjuge ou com os seus pais para que eles possam orar e dar sugestões ou mesmo o apoio necessário para tornar o “fardo” mais leve.

Em um momento em que a depressão tenta abater o líder, a família é muito importante e faz toda a diferença para que o líder possa vencer esse quadro. Por isso, tire um tempo de qualidade com a sua família.

2 – Todo líder precisa ter boas amizades

Além do líder poder contar com a família, todo líder precisa ter amigos com quem possa contar. Ter momentos agradáveis com amigos em quem nós podemos confiar para que possamos abrir o nosso coração, “rasgar o verbo”, chorar e falar o que precisamos falar para desabafar é indispensável para que possamos nos sentir leves novamente.

Às vezes, tudo o que precisamos é de um amigo para que possamos falar as coisas do jeito que eles estão. Então, depois que nós falamos, acabamos por perceber que, ou os problemas nem eram tão grandes assim ou nos damos conta de uma forma de lidar com aqueles problemas de uma forma que nunca havíamos pensado antes.

Por isso, querido líder, você precisa buscar ter um tempo de comunhão com amigos com os quais você possa se abrir e “vomitar” tudo o que está te sufocando. Isso fará toda diferença em sua caminhada.

Agora, para você que é da família do líder, que é membro da Igreja ou que faz parte da equipe e, que tem percebido que o seu líder vem enfrentando momentos como difíceis, estejam juntos, lado a lado do seu líder, do seu pai, do seu Pastor ou do seu cônjuge, pois nada é mais doloroso para um líder do que perceber que aqueles a quem ele mais ama e confia, estão contra ele ou não o estão ajudando nas lutas e nas adversidades que ele possa estar enfrentando. É preciso que ele saiba que pode contar com vocês! Por isso, demonstre que vocês estão ao lado dele que, se ele precisar abrir o coração em uma conversa ou, quem sabe de uma oração, ou até mesmo, de um abraço, ele pode contar com você. Sabia que isso vai ajudar demais!

E, para você, querido líder, que está passando por uma fase difícil, não desanime busque ajuda, busque estar próximo de líderes que têm conseguido superar as tribulações que o ministério traz. Frequente Cafés de Pastores, Conferências, Seminários, Cursos, tudo isso lhe trará uma nova perspectiva, além de aumentar a sua rede de relacionamentos com pessoas que poderão lhe estender a mão em momentos de necessidade.

Geralmente, na penúltima quinta-feira de cada mês, o nosso ministério recebe Pastores e Líderes para um “Café” super especial. Neste evento, há lugar para um delicioso café, sim, com muita comunhão e tempo para que todos se conheçam e troquem experiências; mas, o mais importante é a Palavra específica para líderes e Pastores que têm buscado algo a mais. Se você quiser estar por dentro das nossas programações, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp 21-98322-4056 e peça maiores informações.