O Poder de uma equipe Comprometida

Diante da dificuldade em formar equipes e a consequente falta de engajamento das pessoas, muitos líderes se deparam com a estagnação ou com as perdas no ministério. Sabemos que sem um time, realmente, os resultados são comprometidos. Um exemplo bem sucedido disso na Bíblia está em Êxodo 18, no qual Jetro aconselhou Moisés a levantar homens tementes a Deus, homens de verdade e capazes para estar junto com ele como “cabeças”. Muito bom, não é mesmo?!
Mas como conseguir o engajamento? E qual a importância para a formação de uma equipe para o ministério? Que tipo de relação podemos estabelecer entre engajamento e treinamento?
Vamos primeiro definir engajamento dentro do âmbito ministerial. Engajamento pode ser definido de diversas formas, mas aqui em nosso caso, é a relação entre a identificação do membro/liderado com os projetos e objetivos de sua liderança. Sim! O engajamento nasce dessa relação, pois o membro cria ligações afetivas, abraçando valores e o que lhe é proposto; e voluntariamente ele coloca seu empenho e dá o seu melhor para que tudo aconteça conforme o pedido de seus líderes.
É fato que o resultado não pode ser nada diferente de sucesso! Uma vez engajado, seu liderado vai encarar os desafios, colocar a mão na massa e o mais importante, vai motivar outros a fazer o mesmo multiplicando aquilo que ele faz. Ele aplicará os seus dons, talentos e conhecimentos para o ministério!
Uau! É mágica? Não! Lembre-se que valorizar as pessoas é um dos pontos de alicerce na fase de engajamento. Valorizar inclui atribuir tarefas, delegar algum nível de autonomia, dar direção e proporcionar para pessoa o senso de pertencimento. Se ele sente que faz parte e que ele contribui com os resultados, você o ganhou.
E qual é a relação Engajamento x Treinamento? A chave está aqui! Primeiro você precisa ter as pessoas engajadas para depois treiná-las. Uma equipe não nasce da reunião de pessoas, mas sim de uma ligação e identificação delas com o propósito principal. Creio que Deus coloca as pessoas certas na hora certa e as capacita, e você deve estar se perguntado, Como? Através de você querido pastor e líder!
Está curioso pra saber como treinar? Vou compartilhar quatro passos com você. Veja:
1º Seja o modelo
Dê a oportunidade para que as pessoas vejam o que você faz e como faz na prática. É fato que nem todos no contexto da igreja irão se identificar com a sua forma de liderar ou agir, mas para aqueles que querem você precisa deixar o “caminho” aberto.
2º Seja o mentor
Você realiza a tarefa e dessa vez, coloca a pessoa para fazer junto com você. Após a atividade, tire um tempo para saber como foi para ela, o que ela sentiu, se a atividade gerou expectativas para uma próxima vez e aproveite para explicar o “porque” de terem feito cada passo daquela maneira.
3º Seja o monitor
Neste passo o seu liderado irá fazer sozinho a atividade e você estará ali para observar e ajudar, se necessário. Este é o momento em ele será alinhado por meio de feedbacks e claro, é a hora de encorajá-lo e motivá-lo para que ele se desenvolva e cresça.
4º Seja o multiplicador
Este passo é o que mais gosto. Seu liderado passou com louvor no processo, está fazendo um trabalho excelente e já sente-se a vontade para sugerir melhorias nos projetos, além de estar começando a ensinar outros o “porque” de fazer e como fazer. Afinal, a melhor maneira de consolidar um conhecimento é ensinando ele para outras pessoas.
Ainda tem dúvidas por onde começar? Quer melhorar o engajamento da sua equipe e saber como realizar um treinamento eficaz? Para responder essas e outras perguntas quero te fazer dois convites que só vão te custar um pouco do seu tempo: 1)_ Entra no meu grupo do Telegram e receba conteúdos exclusivos que compartilho, é só clicar Canal Telegram. 2) Amanhã às 17 horas estarei ao VIVO no meu Instagram respondendo essas perguntas e interagindo com pastores e líderes que estão buscando crescer e se desenvolver, clique no link MENTORIA 17H e se programe. Um forte abraço!
8 de julho de 2020 @ 20:08
Amo o seu programa ..e estou crescendo muito …Sou Reverenda e missionaria. Através dos seus tutoriais criei um projeto que já está no yotube …meu canal : Cafezinho com Deus…Através desta estratégia queremos ganhar muitas almas para o senhor …Deus no controle… Obrigada pelos conselhos importantes .Vamos crescendo aos poucos …Tudo tem o seu propósito.
8 de julho de 2020 @ 20:45
Tenho aprendido que valorizar as pessoas, ensiná-las, é essencial para termos sucesso na caminhada, para que novos líderes surjam e nos ajudem a proclamar o evangelho e vidas serem alcançadas para o reino.
9 de julho de 2020 @ 10:53
Por quê as pessoas as vezes se interessam mais pelo cargo,do que pela função?
Isso é um problema que cresce muito.
Isso está relacionado a pessoa ou a sua liderança?
10 de julho de 2020 @ 19:17
Olá querido Pr Airton, certamente isso tem a ver com pessoas. Mas nosso papel como líderes é influenciar essas pessoas e fazer com que valorizem o que realmente importa.
9 de julho de 2020 @ 14:14
Pastor Bruno sempre nos inspira, creio que este assunto tem sido o anseio de todo Líder que sonha com um crescimento. Estarei participando, pois almejo aprender mais, e por em pratica estes conceitos e princípios.
10 de julho de 2020 @ 18:01
Olá Pr. Sérgio gratidão pelo feedback e estaremos postando mais conteúdos toda semana.