O preço do discipulado

Antes de falar, especificamente, sobre o preço do discipulado, vamos refletir um pouco sobre um texto da bíblia que está evangelho de Lucas:

“Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe:

Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?

Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,

Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.”Lucas 14:25-30

Este texto é muito importante, pois, hoje, muitos estão confundindo pastoreamento com discipulado.

Veja, avaliando esse texto,podemos perceber que Jesus está falando para as multidões querendo ensinar o que era ser um discípulo de verdade, bem como, a diferença do que é ser discípulo para o que é ser multidão.

Isso ainda acontece muito no nosso dia a dia. Muitos líderes e discipuladores estão frustrados, simplesmente, porque eles estão esperando demais e não conseguem ter o retorno de pessoas que eles estão chamando de discípulos. No entanto, não percebem que estão investindo uma enorme expectativa em ovelhas que ainda fazem parte da multidão. Estão investindo em pessoas que ainda não estão prontas para pagar o preço do discipulado. Ou seja, pessoas que ainda não são “discípulos” e que, justamente por isso, também estão se sentindo frustradas por não conseguir “dar” o que está sendo “pedido”.

Nós precisamos ser muito claros e específicos com as pessoas que nós estamos cuidando para que elas não gerem uma expectativa de que nós somos seus discipuladores. Nós precisamos, primeiro, levar as pessoas a entender o que é o discipulado de verdade e o que é um pastoreamento.

É preciso que se saiba que o discipulado verdadeiro tem um “preço”. É muito importante que o discipulador deixe claro, antes de começar o processo de discipulado, o preço que o discípulo precisa decidir “pagar” para se tornar um discípulo de Cristo. Veja, aqui neste texto que nós acabamos de ler, Jesus está falando que se uma pessoa não calcular o curso daquilo que ela vai começar a construir, no meio do caminho ela vai abandonar.

Quantas vezes você já começou a cuidar de uma pessoa, investiu nela, gerou a expectativa de que ela frutificaria como discípulo e, no meio do caminho, ela parou?

Isso aconteceu porque tanto você quanto a pessoa que você estava investindo pensavam que estavam no processo de discipulado. Quando, na verdade, o que vocês estavam vivendo era um processo de pastoreamento.

O discípulo de verdade, paga o “preço” que tiver que pagar. Aliás, há uma diferença muito grande daquilo que a multidão faz com aquilo que o discípulo faz. A multidão exige estudos, quer milagre e quer que você tragaas respostas, imediatamente.Já o discípulo, não. O discípulo não pede tudo, não espera as respostas de seu discipulador, antes, ele está disponível para aprender e servir em tudo que ele for solicitado ou direcionado.

Faça uma avaliação das pessoas que você tem cuidado. Veja quem, verdadeiramente, tem tido atitudes de discípulo e quem ainda faz parte da multidão. E trabalhe em cima desta avaliação. Mas, que fique bem claro que, não é porque as pessoas que fazem parte da multidão pertencem a uma classe inferior de pessoas, não. Antes, é para que você não espere aquele compromisso que você esperaria de um discípulo de alguém que ainda não está pronto. Bem como, para que você entenda que vai precisar edificar um pouco mais estas pessoas e aguardar o tempo certo para que cada uma assuma o compromisso de ser discípulo. Então, neste período de edificação, você vai cuidar bem destas pessoas, vai visitá-las, irá telefonar para elas, enfim, as acompanhará mais de perto, sempre com a ajuda e a colaboração dos seus discípulos.

Quer saber mais sobre este assunto? Que tal fazer como centenas de outros líderes, discípulos e discipuladores estão fazendo e se inscrever na Conferência UPGRADE? Ela tirará todas as suas dúvidas, além de lhe dar uma nova forma de abordagem através de uma atualização de temas como o discipulado, sempre buscando aperfeiçoar a cada dia mais os processos. Se você se interessar, CLIQUE AQUI e se inscreva o quanto antes, pois as vagas são limitadas e os primeiros lotes já se esgotaram.