O projeto das 4 Colunas do MDA e a multiplicação da liderança
O projeto das 4 Colunas do MDA veio como uma estratégia poderosa na multiplicação da liderança, não só para quem já está inserido na visão, como, também, para aqueles que têm o desejo de transicionar visando o crescimento com qualidade.
Quando compreendido pelos líderes e bem trabalhado nas células, é garantia de crescimento. Veja como funciona:
1ª – A Coluna do Purê de Batatas
Esta coluna precisa trabalhar a unidade da equipe através de comunhões fora dos dias das células. Nesta coluna a intenção é aumentar o número de visitantes através de eventos que podem acontecer em diversos lugares. O mais importante, aqui, é que todos da célula estejam envolvidos e comprometidos em levar visitantes para os eventos.
Nesta coluna projetos como o “levando a arca”, “o mais amado da semana” e o “TQA”, são extremamente importantes para dar “liga”, não só na equipe, como, também, nos que vão sendo enviados pelo Senhor.
Pode-se dizer que é a estratégia que “prepara o terreno” para a “Coluna do Natanael 3”, pois tem a caraterística de trazer para o convívio da “família da célula” àqueles que serão os potenciais Natanaéis
Para a equipe, esta coluna desperta o desejo de ganhar e de cuidar de vidas.
2ª – A Coluna Natanael 3
A intenção nesta coluna é, após algum convívio, ainda que pouco, levar o sobrenatural de Deus para as pessoas pelos quais temos orado.
Os membros escolherão três pessoas de seu convívio para que estejam abordando e perguntando:
-” Se você pudesse pedir um milagre a Jesus, hoje, o que seria?”
Após a resposta, o membro avisa que estará jejuando e orando a Deus pelo milagre dela e que, pela fé, ela já quer deixar agendado um evento para comemoração (um lanche ou um jantar, por exemplo).
Por isso, a importância da coluna anterior ser realizada com muito empenho de todos. Conforme as orações e o jejum se seguem, é preciso que se motive os “Natanaéis” a estarem participando das células e dos Cultos para que eles possam perceber o quanto Deus está abençoando o seu povo.
As células precisam estar falando de testemunhos de cura, vitórias e milagres, bem como, de como o Culto foi poderoso para gerar o desejo e a curiosidade nos “Natanaéis”, além de manter a chama da fé acessa em todos.
Ao término do jejum, um convite é preparado com antecedência e, no dia do evento de comemoração pelos milagres, onde a célula vai servir a todos os “Natanaéis”, eles serão entregues convidando-os para estarem no próximo Culto de Celebração na Igreja, onde o Pastor vai estar fazendo uma oração especial por todos os Natanaéis.
Nesta coluna, os líderes em treinamento começam a se destacar, não pelo cargo que alguém vai dar, antes, pelo serviço que ele estará realizando de cuidar de vidas. Todos da célula estarão em unidade, com o mesmo propósito – o de ganhar e cuidar de vidas.
3ª – A Coluna do GE
O grupo evangelístico por ser um a um ou em grupo. Antes dos “Natanaéis” subirem ao altar, o Pastor precisa anunciar que a Igreja estará se dedicando a visitas especificas, por oito semanas. Visitas com a intenção de levar a paz, a unidade, a cura, a salvação e o que mais as pessoas precisarem. Quando os “Natanaéis” subirem ao altar e forem honrados, receberão o convite para que a Igreja possa estar indo a casa deles para o projeto.
Nesta coluna, projetos como “A casa de paz”, “Pai nosso” e os “7 mergulhos de Naamã”, por exemplo, são ideais para que se trabalhe nas casas. O líder terá liberdade para escolher as duplas para as visitas, bem como, que projeto será usado caso a caso.
Esta coluna tem o poder de mostrar, na prática, aos membros que eles também são ungidos por Deus para cumprirem o ide, desperta chamados, cria vínculos, movimenta o Reino espiritual e prepara os futuros líderes.
4ª – A Coluna do Fator Barnabé
Todos os membros da célula estarão envolvidos no cuidado com vidas e, provavelmente, continuarão as visitas e os convites para comunhões fora da célula por terem sido despertados da importância de se ganhar e de se cuidar bem de vidas.
É neste ponto que entra o fator determinante para que não se perca ninguém – a edificação. Esta coluna é baseada no trabalho de consolidação de excelência que Barnabé fazia na época da Igreja primitiva.
Enviar as pessoas que estão sendo acrescentadas por Deus aos Cursos que a Igreja disponibiliza, integrá-las a um ministério para que ela se sinta parte da família de Cristo e apresentá-las a outras pessoas com as quais ela terá facilidade de se envolver, são fundamentais para o sucesso de uma boa consolidação.
Há casos em que os próprios membros ainda não fazem parte de nenhum ministério e, por querer acompanhar as pessoas que estão cuidando, se acham; então, o crescimento torna-se uma consequência. Também há os que ainda não cursaram curso algum e o farão para que estejam em unidade; e, outros, ainda, que já fizeram e fazem questão de refazer pelo mesmo motivo.
Ou seja, o projeto das 4 Colunas do MDA é fantástico, não só para os que já são da célula, quanto para os que não são. E, conforme o processo vai se repetindo, as estratégias aumentam e o crescimento torna-se exponencial.
Ele treina, ganha e consolida vidas, ao mesmo tempo. Por isso, ele é tão poderoso para a multiplicação de líderes, pois ele gera, desde o início, o desejo genuíno de cuidar de vidas.
O curso completo das 4 Colunas do MDA está disponível em nosso ambiente do Líder Online, com todo o material complementar, fazendo com que você, que nunca realizou um projeto como esse, consiga colocá-lo em prática com muito êxito.Conheça nosso ambiente, assine (QUERO CONHECER O AMBIENTE) e desfrute de um mentoreamento de alto nível.
Agora em março de 2018, nós estaremos sediando a Conferência F5 – UPGRADE – que vai abordar temas como este, dentre tantos outros, com muita atualização e ideias para tornar mais prático e simples todo o processo. Se você tiver interesse e quiser saber mais, CLIQUE AQUI ou faça contato através do telefone 21-8322-4056 (WhatsApp).
23 de março de 2018 @ 11:07
Fantástico !!!
Estou muito interessado em aprender tudo sobre isso !! Deus abençoe todos todos os envolvidos nesse projeto Liderança de Sucesso. Pastor Bruno Monteiro tem sido uma bênção em minha vida.