O QUE FAZER EM TEMPOS DE CRISE

Estamos vivendo um momento em que se está falando muito a respeito de “crise”. Os assuntos do momento são: a “crise”, propriamente dita; o desemprego; a inflação e a alta do dólar. Além disso, ainda há tantas outras dificuldades que vivemos como realidade em nosso país que a pergunta mais comum nos dias de hoje é:

– “E agora? O que é que se deve fazer?”

Sabe, crise, para as pessoas de sucesso, é sinônimo de criatividade.

Existem dois tipos de pessoas em meio à crise: as que param para se lamentar e as que se levantam para poder criar.

Qual o tipo de pessoa que você quer ser? O tipo de pessoa que fica sentada, se lamentando, reclamando e que vive de cabeça baixa?

A crise deve ser uma oportunidade para você criar. Você precisa decidir se levantar e começar a pensar de maneira criativa. Existem coisas poderosas que podemos criar em meio à crise. Decida ser alguém que vai gerar sucesso no meio da crise.

Outro aspecto importante que devemos observar é que em meio à crise, ou você cresce ou você adoece. Existem pessoas que ficam completamente amarguradas, doentes mesmo.

É preciso decidir que a crise é a oportunidade para se virar o “jogo”, para entrar em um novo projeto, um novo desafio e mudar de vida. Separei algumas dicas práticas que podem te ajudar:

1 – Fugir do pessimismo e dos pessimistas:

Uma coisa muito boa para se aplicar em momentos em que todos estão falando negativamente a respeito dos acontecimentos atuais é fugir do pessimismo e dos pessimistas!

Se você não aplicar isso na sua vida, a negatividade irá tomar conta dos seus pensamentos e sentimentos, fazendo com que você perca energia, rouba as suas expectativas de conquistas futuras e te paralisa.

Tenha fé! A Bíblia diz que “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”. Por isso, ainda que a situação seja de crise, creia que coisas estão para acontecer. E você sabe para quem estas coisas boas irão acontecer? Para aqueles que têm fé. Tenha fé!

Mesmo que a sua situação esteja muito ruim, creia que Deus te escolheu para viver o sobrenatural e provar que, com Ele, toda a crise pode ser superada e vencida, para que você viva uma história de sucesso e o nome do Senhor seja exaltado.

2 – Aproveite as oportunidades deixadas pelos desistentes:

Outra dica muito importante em tempos difíceis é aproveitar o “espaço” deixado pelos desistentes. Muitos, em momentos de crise, desistem de seus projetos, de seus desafios, de seus negócios, desistem de tudo. Com estas desistências, surgem “espaços” que você pode usar a seu favor. Então, a dica é: Aproveite as oportunidades que surgem em tempos de crise. Enquanto muitos estão desistindo, aqueles que decidem continuar de pé, lutando, se aproveitam de oportunidades que são deixadas para trás.

3 – Crie uma estratégia:

Para sair de um período de dificuldade é necessário elaborar um plano, uma estratégia para que você consiga sair da fase difícil. Faça perguntas a você mesmo que possam abrir a sua mente para possibilidades. Exemplo:

  1. Por onde você vai começar? Defina um ponto de partida;
  2. Quem são as pessoas que irão te ajudar? Você vai precisar de ajuda;
  3. O que é que depende de você e que você pode estar agindo agora? Existem coisas que você já poderia ter feito há muito tempo e ainda não fez. É preciso fazer aquilo que depende de você.

Ao responder estas perguntas, você já terá uma visão melhor do seu quadro para que você possa elaborar um plano, uma estratégia de ação de curto, médio e longo prazo. Assim, não te parecerá tão distante a sua solução e o ânimo para persistir até o fim aumentará.

4 – Seja honesto:

Esta é uma dica importante para gerar uma estrutura, uma base, não só para momentos de crise, mas para toda a sua vida.

Seja uma pessoa íntegra!

É muito comum, em tempos de crise, pessoas que são pessimistas e que têm um coração maldoso, se envolverem com situações desonestas. E, agindo na desonestidade, ao invés de superarem a crise, elas geram mais crise ainda, não só para ela mesma, mas para todo o país.

Por isso, tudo o que você for fazer, faça com honestidade e com integridade. Pois, assim, você estará gerando uma base na sua vida onde você irá crescer de uma maneira consistente e equilibrada, se tornando uma pessoa bem sucedida, um exemplo a ser seguido.

E, quando a pessoa tem um bom caráter, quando ela é íntegra e honesta, as portas das oportunidades se abrem. Valorize a integridade e a honestidade! Isso fará uma grande diferença em sua vida sempre.

5 – Acredite que você pode vencer:

Ainda que tudo a sua volta esteja mostrando ao contrário, acredite que você pode vencer.

Um dos autores que eu mais gosto de ler, John Maxuel, considerado um mestre na área de liderança, fala uma frase que eu, particularmente, gosto muito:

– “Se você acredita que você pode vencer, ou, se você acredita que você pode perder, de qualquer maneira você está certo.”

Isso significa que você vai experimentar aquilo que você acredita que vai acontecer. Se você acreditar que não vai dar certo, que você vai perder que qualquer maneira, então, você, realmente, perderá. Agora, se você acreditar que vai vencer, não importa como, então, você vencerá.

Você precisa ter um pensamento de que com estratégia, otimismo e força de vontade, você vai sair desbravando em meio a crise e irá superá-la!

Decida colocar em prática tudo o que você tem recebido como ensinamento de Deus em sua vida. Ore e busque as estratégias de Deus. A Palavra diz que “quem pede recebe”. Creia! Deus vai te dar uma estratégia e você vai superar o momento difícil.

Quer uma dica de “ouro”? Pare, todos os dias, por meia hora. Neste período, faça uma breve oração buscando de Deus a direção e fique o resto do período em silêncio para “ouvir” do Senhor o que e como fazer. Pode ser mais ou menos assim:

“Deus, oro a Ti por uma estratégia. Espírito Santo de Deus me dê uma direção para eu superar este período difícil.”

Repita esta pequena oração dia após dia e creia que Deus vai te dar grandes estratégias e grandes segredos que vão mudar a história da sua vida!

Crise é sinônimo de criatividade. Por isso, crie, levante-se, saia da crise e viva o melhor de Deus.