O que impede uma célula de crescer?

Veja, são muitas as razões que podem impedir a sua célula de crescer. Eu vou colocar as mais comuns:

1 – O desânimo do Líder

Existem líderes que estão à frente de uma célula e ficam escolhendo e, até orando, para que Deus envie pessoas animadas para suas células quando, na verdade, eles mesmos, já, há muito tempo, estão desanimados com suas células.

E, é aqui que eu preciso dar um ensinamento poderoso. A sua célula nunca experimentará o crescimento se você, o líder, estiver desanimado!

O líder é aquele que está à frente de tudo! O líder é o agente influenciador que deve conduzir o povo, em meio às adversidades, às conquistas que Deus já preparou. Porém, não tem como fazer isso desanimado!

Então, se o líder está desanimado, certamente, este é um dos grandes impedimentos de uma célula experimentar o crescimento.

2 – A falta de evangelismo

É impressionante como a falta de evangelismo tem a capacidade de bloquear o crescimento de uma célula.

Existem células que se reúnem há, mais ou menos, dois anos e não se vê chegar ninguém novo! As pessoas já estão se reunindo como se fosse um evento social e já não se lembram mais do propósito de uma célula.

Toda célula já nasce com um propósito – o de multiplicar! E por quê? Porque existem pessoas que jamais entrarão em uma Igreja, mas entrarão nas casas! E, quando elas entrarem, conhecerão Jesus através dos testemunhos de vitórias e de milagres.

Por isso, é preciso que as células convidem novas pessoas, semana após semana! Não apenas para um crescimento numérico da Igreja, mas, principalmente, para um crescimento do Reino de Deus.

É preciso que todos da célula entendam sua responsabilidade em obedecer a uma ordenança do Senhor deixada em Mateus 28 de ir e ensinar o que Ele nos tem ensinado. Todos são responsáveis por convidar novas pessoas. É preciso que a multiplicação aconteça, sim! Não para “dividir”, como alguns pensam, antes, para aumentar o número de casas e, consequentemente, de possibilidades de novas pessoas conhecerem Jesus!!! Este é o propósito das células!

3 – Falta de conexão para recepcionar as pessoas novas

Algumas células estão tão acostumadas a não ter visitantes e, pior, a não receber “não crentes”, que não sabem recepcionar quando essas pessoas, finalmente, chegam. Os membros não conseguem se conectar e, muito menos, criar laços de relacionamentos.

É preciso que todos os membros sejam ensinados a receber pessoas novas. Apesar de parecer simples, não é.

É preciso que todos saiam da sua zona de conforto e que possam, durante a comunhão, trocar de lugares para que todos conversem uns com os outros. É preciso parar de julgar, é preciso que cada um se esforce para se identificar com o outro para que, então, se criem os laços necessários para que os visitantes se sintam, verdadeiramente, confortáveis.

As pessoas precisam se sentir parte da família chamada “célula”, pois é disso que se trata. Afinal, a pior coisa que existe é quando nos sentimos como um peixe fora d’água, não é verdade? Você voltaria em um lugar onde você não se sentiu importante? Eu, certamente, não voltaria!

Por isso, a sua célula precisa aprender a se conectar com as pessoas e fazer com que elas se sintam bem ali. Então, a probabilidade delas voltarem à sua célula será muito grande. Aí, sim! A sua célula vai começar a experimentar o crescimento para a glória do nome do Senhor.

4 – A falta de pontualidade

Outro fato que impede o crescimento é quando os líderes são desorganizados com o horário, ou seja, eles não têm horário certo para começar. Tem semana que a célula começa às 20h, na outra às 20:30h, na outra semana, as pessoas estão chegando e o líder está atrasado por um problema qualquer….

Ninguém está querendo “crucifcar” o líder aqui, não! Problemas acontecem. No entanto, isso não pode ser um impedimento para a célula atrasar. Isso é muito ruim e impede, sim, o crescimento de uma célula, pois as pessoas nunca sabem que horas vai começar, quanto mais terminar. As pessoas gostam de se planejar, de saber que horas começa e que horas termina. Isso traz segurança e rotina.

É preciso ter pontualidade e fazer as pessoas se acostumarem com horário. Fazer com que as pessoas se acostumem que este encontro tem dia e hora para acontecer.

5 – Um líder centralizador

Quando o líder é centralizador, as pessoas tendem a não se sentir parte do projeto. Elas ficam ali, só acompanhando o que ele está fazendo. Acontece que se isso permanece por muito tempo, uma hora elas ficarão desmotivadas, desanimadas e não sentirão mais o desejo de estar ali.

Em uma reunião de célula, o líder é o que dá o tema, faz as perguntas e media as respostas. Ele é o que menos fala. Ele também precisa delegar funções, como orações, lanche e a escolha do louvor, por exemplo, para que todos possam se sentir importantes.

Se você desejar saber mais sobre este assunto, você pode fazer como tantos outros líderes de sucesso e mandar um WhatsApp para o número 21-97016-2326 dizendo – “EU QUERO RECEBER MENSAGENS QUE EDIFIQUEM A MINHA LIDERANÇA”. Será um grande prazer ter você na minha lista de amigos.

Agora, se você quiser mais dicas sobre trabalhos com células e discipulado na prática, de forma bem objetiva e de fácil aplicação, inscreva-se na Conferência F5 – UPGRADE na Visão de Células e Discipulado. Nesta conferência nós vamos estar falando de tudo o que funcionou, o que não funcionou e o que temos feito de atualizações para que possamos continuar vivendo o crescimento sobrenatural da parte de Deus. Se você se interessou, CLIQUE AQUI e faça já a sua inscrição. Também temos preços especiais para grupos. É só entrar em contato com o WhatsApp 21-98322-4056 dizendo “EU QUERO LEVAR UM GRUPO PARA A CONFERÊNCIA”, que a minha equipe entrará em contato. Ah! Não se demore! As vagas são limitadas e já estão se esgotando!