O que pode estar impedindo a sua célula de crescer?

De uma forma geral, podemos citar pelo menos cinco fatores que podem impedir uma célula de crescer:

1ª – Não valorizar a presença de Deus

Apesar de parecer estranho, não é incomum encontrarmos células que não valorizam a presença de Deus.

As células que não valorizam a presença de Deus são aquelas que viraram um “clube” onde, semanalmente, as mesmas pessoas se encontram para mais uma “reunião social”. Não há evangelismo, não há orações específicas por curas e milagres, por exemplo.

Seus líderes não se preparam para a célula, ou seja, não busca a Deus para que a Sua presença e a Sua glória possam ser sentidas em meio à célula durante a aplicação do estudo ou em meio à comunhão onde se deve falar de testemunhos a respeito do que Deus tem feito em nosso meio e não de pessoas.

Quando isso acontece, as células ficam estagnadas e deixam de cumprir os propósitos de Deus – ganhar vidas para Jesus.

2ª – Ter um líder desanimado

Existem líderes que estão à frente de uma célula apenas por estar. São pessoas que não abandonaram a liderança, ainda, por medo que o Pastor ache “ruim” ou de algum irmão “achar que ele entregou os pontos”; contudo, no fundo, este líder já gostaria de ter largado tudo há muito tempo.

Sabe, este desânimo é justamente o motivo de muitas células estarem “travadas”. Então, se este é o seu caso ou, se você tem na sua equipe um líder que está nesta situação, eu tenho um vídeo que pode ajudar – 5 Dicas para você recuperar o seu ânimo.

Passa lá no canal para conferir, eu tenho certeza que vai surpreender você.

3ª – Ter uma “panelinha” na célula

A “panelinha” é conhecida como um grupo “fechado” de pessoas que só conversam entre si. E, se tem uma coisa que pode, de fato, impedir uma célula de crescer é quando uma ou mais “panelinhas” se formam.

Essa divisão acaba por estagnar todo o e qualquer trabalho que o líder precise fazer através da unidade do grupo.

O líder precisa de muita estratégia para conseguir impedir que estes grupinhos se formem. Todos da célula precisam entender o propósito da célula – cuidar de vidas para que se multipliquem novas células e mais pessoas possam ser alcançadas. Se assim for, todos estarão envolvidos em ganhar novas pessoas e a dar atenção uns aos outros, principalmente aos visitantes.

4ª – Fofocas

Outra coisa que é certeza de impedir uma célula de crescer é a fofoca.

Ela pode começar quando alguém abre o coração ou quando alguém pede ajuda, por exemplo, então, isso começa a ser motivo de comentário dentro e fora da célula.

A célula precisa ser um ambiente seguro onde as pessoas tenham liberdade de abrir o seu coração e de contar experiências para que possam ser curadas, como diz em Tiago 5:16. Somente assim a célula alcançará o amadurecimento para que possa crescer.

5ª – Ciúmes

Por vezes, acontece de um dos irmãos ter ciúme do líder. Isso, por si só, inibe o investimento do líder na outras pessoas. Às vezes, o líder, por perceber o ciúme, não consegue levantar ou treinar as pessoas que deveria, pessoas que estão maduras e prontas para ajudarem a célula a crescer e a multiplicar.

É claro que existem diversas outras razões, então, eu quero lhe fazer um convite, se você se interessa por assuntos de liderança como este, você pode acessar o nosso canal no YouTube, o canal Liderança de Sucesso. Lá você vai encontrar vídeos específicos sobre discipulado um a um, liderança celular, além de mensagens poderosas que poderão edificar a sua vida.

Agora, se você quer uma coisa mais específica, toda segunda-feira, às 21:30h, neste mesmo canal, estamos realizando uma mentoria ao vivo (Live). A cada semana um assunto diferente para pastores, líderes e todo aquele que quer crescer no Reino de Deus. São assuntos com a intenção de fazer com que pessoas como você possam avançar rumo a outro nível em sua liderança. Por isso, entre no nosso canal, se inscreva e clique no “sino” para que possamos avisar você a cada novidade que postarmos.