Os 3 Tipos de Líderes

Não tem como falar de liderança sem falar de características. E, dentre tantas características que poderiam ser abordadas, vamos falar sobre os três tipos de líderes que pode-se encontrar em uma equipe. Veja:

1 – Os dependentes

Líderes dependentes são aqueles que não fazem nada se não tiverem outra pessoa na “cola dele”. São pessoas que não fazem absolutamente nada se não tiver alguém ali, dizendo: “Vamos lá, tem que fazer isso, assim”.

São pessoas que se mostram dependentes para fazer qualquer coisa.  São dependentes para realizar um projeto na sua célula, para realizar discipulado, para fazer as coisas do seu ministério e, até mesmo, para fazer as suas coisas no dia a dia. São o tipo de pessoas que, se não tiver ninguém ao lado dela, ela não consegue realizar absolutamente nada.

Costumam ter pensamentos e frases do tipo:

– “Se ninguém mandar, eu não faço.”

– “Se ninguém for, eu é que não vou.”

Há quem pense que este é o tipo ideal por ser aquele que aguarda as instruções e só faz diante de uma “supervisão”. No entanto, com líderes sem pró-atividade, não se consegue resultados contínuos e sobrecarrega o supervisor.

2 – Os independentes

Líderes independentes são pessoas “livres”. Pessoas que não precisam de ninguém para lhes ajudar em nada, ou seja, são autossuficientes.

São pessoas que, seja onde quer que estejam envolvidos, “fazem acontecer”. Este tipo de líder não se incomoda se não aparecer ninguém para ajudar, pois sabem que “darão conta”, sozinhos. Eles sempre dão o “seu jeito”.

Costumam ter pensamentos e frases do tipo:

– “Pode deixar comigo. Eu resolvo!”

– “Eu dou um jeito em tudo, não se preocupe.”

Líderes independentes podem parecer, a primeira vista, perfeitos para qualquer situação. No entanto, devido a sua autossuficiência, são mais propensos a agirem conforme suas decisões, sem prestação de contas ou espírito de equipe. E, acho que podemos combinar que isso não é nada bom!

3 – Os interdependentes

Os líderes interdependentes também são pessoas “livres”, ou seja, que sabem agir como os independentes, no entanto, elas preferem agir com a “força do grupo”.

Líderes interdependentes sabem que são capazes de executar as coisas sozinhos, mas preferem criar a sinergia trabalhando junto com a equipe.

Costumam ter pensamentos e frases do tipo:

– “Pode deixar, a equipe conseguirá entregar no prazo.”

– “Vou ver quem poderá me ajudar nesta tarefa para que saia conforme pedida.”

Estes, sim, são o tipo ideal de líderes que precisam ser gerados! Líderes que são capazes de agir quando necessário, que sabem trabalhar em equipe e que sabem o valor da lealdade.

São pessoas que prestam contas, que têm o coração alinhado com os seus superiores e que desejam formar novos líderes inserindo-os nas tarefas para que também sejam capazes de fazer como eles.

O mais importante em tudo isso é o líder se autoavaliar e se descobrir em uma das três descrições. Então, depois que ele fizer esta autoavaliação e reconhecer onde e como melhorar, ele pode trabalhar este ensinamento com a sua equipe.

O que pode ajudar muito, também, são alguns vídeos no nosso canal do YouTube. Se você ainda não se cadastrou, inscreva-se e venha fazer parte dessa comunidade líderes que está revolucionando no Brasil e no mundo.