Os Cinco Níveis de Liderança

É muito importante que o líder consiga se autoavaliar e identificar em qual nível ele se encontra, para que se possa traçar um plano de crescimento baseado nos desafios que o próximo nível lhe oferece.

De uma forma geral, existem cinco níveis de liderança:

1º Nível de Liderança – O Nível da Posição

Neste degrau, o líder lidera pela posição que exerce, ou seja, pelo “título” de líder que lhe foi delegado para que um projeto se cumpra.

Este é um tipo de liderança muito limitada onde as pessoas seguem o líder somente pela posição que ele exerce.

Por isso, é muito importante que o líder que está neste nível, se esforce para crescer em sua liderança e avance para o nível 2.

2º Nível de Liderança – O Nível da Permissão

Neste nível, as pessoas percebem o crescimento do líder e não o seguem somente pelo título ou porque alguém as mandou, mas elas o seguem porque deram ao líder a permissão para que ganhasse seus corações.

Os liderados gostam de caminhar e de acompanhar o líder, além de acharem importante estar ao lado dele. Então, o líder exerce liderança ao lado de pessoas que gostam de estar ao seu lado.

É uma posição confortável, mas o líder precisa continuar crescendo em sua liderança, pois este é só o segundo nível da liderança.

3º Nível de Liderança – O Nível da Produção

É preciso crescer para este nível, apesar de se estar confortável no nível 2, os liderados vão começar a cobrar os resultados.

Os liderados estarão seguindo o líder porque gostam de estar ao lado dele, entretanto, elas também estão atrás de resultados e de crescimento.

As pessoas vão começar a seguir o líder porque ele alcança resultados, tudo o que ele se propõe a fazer, dá certo e traz benefícios para toda a equipe.

Pessoas que alcançam resultados são pessoas que conseguem agregar liderados mais facilmente.

Sim, é muito importante produzir e alcançar resultados. Contudo, mais importante é avançar na liderança e alcançar o nível 4, o nível de desenvolvimento das pessoas que estão ao lado do líder.

4º Nível de Liderança – O Nível do Desenvolvimento das Pessoas

Não adianta somente produzir. É preciso desenvolver os liderados, fazê-los crescer na liderança. É preciso ensinar as pessoas que estão sendo lideradas a produzirem como o seu líder produz.

Um líder só pode ser chamado de líder de sucesso quando ele reproduz a liderança que ele é, quando ele forma sucessores.

Um líder não pode ter seguidores para sempre, é preciso que se gere novos líderes. Isso, sim, é um sinal de crescimento.

Líderes que estão no nível 4 de liderança, são pessoas que formam líderes iguais a elas. Elas capacitam seus liderados para que eles exerçam a liderança como elas exercem.

Pessoas desenvolvendo pessoas. O que pode vir após este nível? O maior nível que um líder pode alcançar…

5º Nível de Liderança – O Modelo de Integridade

Neste nível, o líder já gerou tanto resultado, já desenvolveu tanta gente, que ele se tornou um modelo de liderança. E, por isso, as pessoas, facilmente, o seguem.

É o nível onde as pessoas reconhecem a liderança, se submetem e crescem ao lado daquele que, para elas, é o “Líder”, um modelo de integridade.

O líder que consegue identificar em qual nível de liderança está e que entende que precisa continuar buscando o crescimento sempre, é o verdadeiro líder de sucesso!