Situações que podem atrapalhar o seu discipulado – Parte II

Na primeira parte deste artigo, abordamos duas situações que podem atrapalhar o discipulado. Uma envolvendo o discípulo, a falta de transparência, e a outra envolvendo o discipulador, a falta de preparo.

Nesta segunda parte, abordaremos outras três situações que podem atrapalhar o discipulado impedindo-o de ser frutífero. Situações que não envolvem somente uma ou outra parte, mas a ambas. Veja:

3ª situação – A soberba de um discípulo

O discípulo soberbo é aquele que ele acha que já sabe tudo e, quando você vai tratar alguma situação, dar um ensinamento, passar alguma estratégia ou dar uma direção, ele não recebe.

Um discípulo soberbo diz que já sabe, que já conhece, que já está acostumado, que já fez antes, etc…

Como tratar alguém que não reconhece que precisa? Como ensinar alguém que não acha que precisa?

Todos nós precisamos ser tratados ao longo de toda a nossa vida. Lembre-se, perfeito foi um só, que já está na glória. Em Eclesiastes 7.21 diz que “não há um só justo que não peque”. Então, se a Palavra diz isso, todos nós precisamos confessar nossas falhas a Deus para sermos perdoados (1 João 1.9) e confessar uns aos outros para sermos curados (Tiago 5.16).

Qual seria a melhor forma de fazer isso se não através do discipulado?

Por isso, discípulo, se você se identificou como tendo alguma soberba, procure o seu discipulador, reconheça, se arrependa e decida avançar com um discipulado saudável.

4ª situação – Quando o discipulador tem um sentimento de “domínio” sobre seu discípulo

Nada pode ser mais terrível do que um discipulador com um sentimento de domínio sobre os seus discípulos. Cristo nunca fez isso! Isso não é discipulado!

Um discipulador precisa se preparar para o discipulado entendendo que ele é um orientador e não dominador das ovelhas que Deus colocou sob sua responsabilidade.

O discipulado não é para que o discipulador tenha o “controle” da vida do discípulo, muito menos, para que ele tome conta de cada passo de seu discípulo. Muito pelo contrário! O discipulador é um intercessor do discípulo. Desta forma, o discípulo vai entender que, todas as vezes que ele vem ao seu discipulador com alguma causa específica, Deus se manifesta na solução por meio das orações e das direções à luz da Palavra. Se assim for, o discipulador nem precisará perguntar nada ao discípulo, o próprio discípulo o procurará de livre e espontânea vontade. Isso, sim, é um discipulado saudável!

5ª situação – A fofoca

Esta é uma situação que pode envolver ambas as partes, tanto o discípulo, quanto o discipulador.

Não há nada que possa atrapalhar mais o discipulado do que a “fofoca”! Esse “espírito de falar da vida dos outros”, quando se manifesta é devastador!

Assim como o discipulador não pode “sair por aí” falando da vida de seu discípulo, o discípulo não pode chegar ao discipulado para falar da vida de outras pessoas.

Tanto o discípulo, quanto o discipulador, precisam entender que não devem falar sobre as situações pessoais abordadas em discipulado.

Alguns discipulados não funcionam, exatamente por conta deste tipo de situação. Alguns discípulos, por exemplo, sentam-se para falar do que o “fulano” fez ou deixou de fazer na Igreja ou fora da Igreja.

O discipulador precisa se posicionar para que isso não estrague o seu discipulado, além de ensinar o seu discípulo que ele precisa chegar ao discipulado para falar daquilo que ele não conseguiu lidar, da dificuldade com alguma situação específica com um irmão e não do que o irmão fez com ele. O discipulado é para que ele aprenda com as situações e, em uma próxima vez, ele possa reagir de forma a não ter mais problemas com irmão nenhum.

Sabendo que este é um assunto abrangente, queremos deixar a sugestão para você acessar o nosso canal no YouTube, onde você terá acesso a uma playlist com diversos vídeos com modelos de discipulados uma a um na prática que podem estar ajudando o discipulador a se preparar melhor, além de tantos outros vídeos que podem ajudar o discípulo a ser um discípulo “nota 10”. Se você tiver interesse, CLIQUE AQUI e conheça o nosso canal.