Transição – Cinco Passos para Começar!
Há alguns anos atrás nós tínhamos uma Igreja que trabalhava no modelo convencional, com programações durante a semana. Os cultos aconteciam nas terças, quintas, domingos e em nosso calendário haviam as campanhas de cura, prosperidade, libertação, entre outras.
Toda essa agenda acontecia porque queríamos ver as pessoas alcançadas por Jesus, engajadas, motivadas, servindo a Deus, até que depois de muito tempo, Deus me incomodando, eu fui conhecer o trabalho em células e de discipulado.
E sabe querido pastor e líder, naquele dia eu decidi transicionar para o modelo em células.
Talvez você esteja lendo este artigo e se encontra vivendo uma crise entre transicionar ou não, ou talvez você tenha inciado iniciado o processo de transição e não conseguiu obter o resultado e o crescimento esperado, ou ainda está sem motivação para investir nas células porque já perdeu pessoas na transição…
Eu, como pastor e mentor, tenho acompanhado de perto muitos líderes que se encontram nestas situações que citei, e baseado nessa experiência vou compartilhar aqui que são 5 (cinco) passos práticos para você começar bem o seu processo de transição.
Curioso? Então vamos à eles:
1º Passo: Ler, assistir e escutar todo material sobre célula, discipulado e consolidação. É muito importante para você, transferir com sucesso esse coração a sua igreja, sendo você o primeiro a estar mergulhado na visão.
2º Passo: Participe de treinamentos e leve a sua equipe. Quando participamos de treinamentos nós adquirimos conhecimento e desfrutamos da unção que está naquele ambiente. Afinal, a unção que eu respeito é a unção que eu vou receber! Agora, quando você leva a sua equipe, não é só você que volta incendiado pelo que aprendeu, mas a sua equipe também. E ao invés de ser uma única chama queimando pela visão, são 5 ou 10 queimando junto com você!
3º Passo: Busque um mentor. Eu já escrevi em outros momentos sobre o mentor e volto a reafirmar a sua importância, pois ele é aquele que já trilhou o caminho que você agora deseja percorrer. É… É isso mesmo! Ele é a pessoa que vai poder te ajudar com suas dúvidas sobre célula protótipo, online e presencial, projetos de consolidação e nas mais diversas situações do dia-a-dia da sua igreja.
4º Passo: Não informe a transição para a igreja de maneira antecipada. Em primeiro lugar é necessário que todos tenham absorvido os princípios. Então não saia comunicando coisas do tipo: “Agora somos uma igreja em células” ou “Estamos transicionando para o modelo celular”, NÃO! Você vai precisar gerar a visão no coração deles. Lembra que falamos sobre você estar mergulhado?! Esse passo prático é muito importante para a saúde da transição.
E claro…
5º Passo: Inicie a sua célula protótipo. Existem pastores e líderes que já participaram de vários treinamentos, leem livros, assistem vídeos, estão sempre consumindo bons conteúdos, são até discipulados, mas não deram o passo de abrir a sua célula.
O líder que deseja alcançar o crescimento, deve ser o exemplo e gerar o DNA saudável para as demais células!
Assim, eu quero te dizer: Não tem como ser bem sucedido sem colocar a mão na massa! Eu já gerei células presenciais e delas pastores e líderes supervisores. E não pense que parei… Estou sempre me desafiando, como por exemplo agora, eu lidero uma célula online e já estou gerando sucessores nela.
Pense sobre isso, e encare esse desafio!
Esses 5 (cinco) passos iniciais vão te ajudar a começar, mas eu estou preparando nos próximos dias uma semana de treinamentos onde vou poder te conduzir a ter resultados.
Se você deseja viver algo novo e contínuo ainda nesse ano de 2020, vem comigo viver uma liderança simples e de resultados! Clique no link abaixo e acesso o meu grupo exclusivo de whatsapp onde estamos reunindo pastores e líderes que desejam destravar o trabalho com célula.
Te vejo do outro lado!